A Apple se orgulha de suas rígidas medidas de privacidade e segurança que, segundo a empresa, mantêm os dados dos usuários seguros. Muitas pessoas investem nos produtos da marca, como iPhones e iPads apenas para ter mais tranquilidade — sabendo que seus dados estão longe das mãos de terceiros. 

No entanto, nenhum software complexo está livre de bugs e, às vezes, as empresas mais seguras descobrem as maiores vulnerabilidades em seus sistemas.

publicidade

Leia mais:

A Apple oferece um aplicativo iCloud para o sistema operacional Windows. O software permite que os usuários de PC acessem alguns de seus dados, incluindo fotos e vídeos que eles enviaram. O aplicativo existe há muito tempo (para não confundi-lo com a recém-introduzida integração do iCloud do Windows 11 ), mas parece haver um novo bug o afetando.

publicidade
Tela inicial do iCloud
Crédito: Chris Messina/Flickr

De acordo com relatórios nos fóruns MacRumors, alguns usuários estão vendo arquivos de vídeo corrompidos no iCloud para Windows. Mas ainda mais importante, parece que fotos aleatórias de famílias e crianças de estranhos também estão surgindo no aplicativo. Um usuário afirmou:

“O iCloud para Windows está corrompendo vídeos gravados de um iPhone 14 pro max, resultando em vídeos pretos com linhas de varredura. Em outros momentos, ele está inserindo fotos em vídeos de fontes desconhecidas, possivelmente outras contas do iCloud. Já me mostraram fotos de famílias de outras pessoas que nunca vi na vida, jogos de futebol e outras fotos aleatórias. Obviamente, isso é extremamente preocupante e não me faz sentir exatamente seguro usando o iCloud”.

publicidade

Com base nos relatórios, os arquivos corrompidos aparentemente giram em torno de vídeos gravados nos modelos iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro. A filmagem, em alguns casos, mostra uma tela preta com linhas coloridas. 

Porém, o que é mais preocupante é o conteúdo aleatório que está aparecendo para alguns usuários. Embora ainda não esteja confirmado, essas fotos de famílias, crianças e outros momentos privados podem pertencer às bibliotecas do iCloud de outras pessoas. 

publicidade

Se for esse o caso, a Apple pode ter sérios problemas. Infelizmente, excluir o aplicativo iCloud para Windows aparentemente não resolve isso, pois os problemas estão sendo refletidos nos servidores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!