A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) propôs novas regras esta semana que vão abrir o caminho para o setor de táxi aéreo comercial começar a operar já em 2025.

Os eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical), apelidados como táxis voadores e apontados por muitos como o futuro da mobilidade urbana, serão protagonistas nesta nova realidade.

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Em meio ao salto no interesse da indústria no ramo das aeronaves de baixa altitude, a FAA quer atualizar sua definição de transporte aéreo para inclui regulamentos que atendam mais operações, como fretamentos e passeios aéreos, por exemplo.

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A entidade disse à Reuters que a novidade será a base do regulamento que permitirá aos operadores usar os eVTOLs em breve.

Táxi voador e eVTOLs são destaques na volta do Salão do Automóvel de Detroit
Imagem: Shoaib_Mughal/Shutterstock

Para Billy Nolen, administrador interino da FAA, o primeiro deles vai decolar assim que os reguladores estiverem satisfeitos com as normas de segurança, o que pode acontecer até o final de 2024 ou início de 2025. Nolen acrescenta que em 2028, ano de Olimpíadas em Los Angeles, a novidade já estará estabelecida no mercado e com alta demanda nos EUA.

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As companhias aéreas estão de olho na ideia e buscam desenvolver os seus próprios serviços de transporte urbano com aeronaves elétricas em viagens curtas ou transporte para aeroportos, por exemplo, evitando o trânsito das rodovias.

A startup de táxi aéreo Joby Aviation disse recentemente que espera iniciar os serviços com sua aeronave JAS4-1 em 2025 após receber o aval da FAA. A Delta Air Lines já investiu US$ 60 milhões na empresa em uma parceria de transporte de passageiros para os aeroportos de Nova York e Los Angeles.

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Por fim, a FAA também afirma que está desenvolvendo outras normas que devem ser publicadas em meados de 2023 sobre outro tema importante, a certificação de pilotos para conseguir voar com os eVTOLs. O próximo ano promete ser movimentado para o setor.

Imagem principal: Joby Aviation/Divulgação

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