Nesta quinta-feira (24), a Binance, uma das maiores exchange de criptomoedas, disse que irá usar US$ 1 bilhão de seus fundos para estabelecer uma iniciativa de recuperação da indústria (IRI) para investir em empresas do setor de ativos digitais.

Essa decisão foi tomada a partir da situação que o mercado de cripto se encontra, já que o setor está oscilando bastante com o colapso da FTX, que inclusive está buscando proteção contra falência nos Estados Unidos.

publicidade

Leia mais:

Esse acontecimento da FTX também culminou com o aumento das preocupações sobre a capacidade do setor em continuar atraindo investimentos de capital de risco e grandes empresas de capital privado.

publicidade

De acordo com a Binance, a empresa pretende aumentar seu valor de compromisso para US$ 2 bilhões em um futuro próximo, dependendo das necessidades.

“Prevemos que esta iniciativa irá durar cerca de seis meses e será flexível na estrutura de investimento – token, fiduciário, ações, capital próprio, instrumentos conversíveis, dívida, linhas de crédito, etc”, acrescentou a Binance em um comunicado.

publicidade
Binance
Imagem: Primakov/Shutterstock.com

Zhao, CEO da exchange, informou durante uma conferência que havia um interesse significativo em players do setor em um fundo de recuperação que a Binance planeja lançar para ajudar projetos de criptomoedas que enfrentam um aperto de liquidez, após o colapso da rival FTX.

Ele afirmou que esse fundo ajudaria a “reduzir ainda mais os efeitos negativos em cascata da FTX” sem mencionar qual seria o valor exato para o fundo.

publicidade

Vale ressaltar que atualmente diversas empresas de criptomoedas estão se preparando para as consequências que o colapso da FTX pode causar, com muitas delas contando sua exposição em milhões à bolsa sitiada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!