Inteligência artificial faz Maradona “voltar à vida” no Catar; assista

Empresa argentina "ressuscitou" Diego Maradona e levou o ídolo para a sede da Copa do Mundo
Jeniffer Cardoso27/11/2022 12h24, atualizada em 29/11/2022 14h18
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Copa do Mundo do Catar é a primeira desde a morte de Diego Maradona, que completou dois anos em 25 de novembro. Porém, os fãs do eterno craque ganharam mais uma chance de ver e até falar com o jogador durante o Mundial.

Graças à inteligência artificial e técnicas de filmagem 3D, uma empresa argentina foi capaz de “ressuscitar” o camisa 10. Um museu itinerante em homenagem ao jogador, que conta com a presença virtual dele, está aberto ao público no aeroporto de Doha.

Leia mais:

No local, instalado dentro de uma aeronave customizada pelo artista Maxi Bagnasco, é possível interagir com Maradona em até 10 idiomas a partir de um sistema de IA que simula respostas. Para tornar a experiência ainda mais “real”, um sintetizador emite uma voz praticamente idêntica à do craque nos anos 1990.

Assista:

Os visitantes podem gravar uma mensagem para o ídolo argentino. Futuramente, a ideia é enviar esses registros ao espaço, junto com as chuteiras do craque.

Em retribuição, Maradona também deixa um recado especial para os fãs. “Antes de me despedir, gostaria de dizer que o futebol ainda é o esporte mais bonito e saudável do mundo. E, sim, não vou mentir para vocês, estou empolgado com a Copa do Mundo, como todos vocês. Espero que o futebol dê alegria novamente aos argentinos. Espero que possamos comemorar novamente como em 86, nós merecemos. Nós merecemos, gente. E peço a vocês um favor: não se esqueçam de mim, porque carrego vocês no meu coração”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.