A Copa do Mundo do Catar é a primeira desde a morte de Diego Maradona, que completou dois anos em 25 de novembro. Porém, os fãs do eterno craque ganharam mais uma chance de ver e até falar com o jogador durante o Mundial.

Graças à inteligência artificial e técnicas de filmagem 3D, uma empresa argentina foi capaz de “ressuscitar” o camisa 10. Um museu itinerante em homenagem ao jogador, que conta com a presença virtual dele, está aberto ao público no aeroporto de Doha.

publicidade

Leia mais:

No local, instalado dentro de uma aeronave customizada pelo artista Maxi Bagnasco, é possível interagir com Maradona em até 10 idiomas a partir de um sistema de IA que simula respostas. Para tornar a experiência ainda mais “real”, um sintetizador emite uma voz praticamente idêntica à do craque nos anos 1990.

publicidade

Assista:

Os visitantes podem gravar uma mensagem para o ídolo argentino. Futuramente, a ideia é enviar esses registros ao espaço, junto com as chuteiras do craque.

publicidade

Em retribuição, Maradona também deixa um recado especial para os fãs. “Antes de me despedir, gostaria de dizer que o futebol ainda é o esporte mais bonito e saudável do mundo. E, sim, não vou mentir para vocês, estou empolgado com a Copa do Mundo, como todos vocês. Espero que o futebol dê alegria novamente aos argentinos. Espero que possamos comemorar novamente como em 86, nós merecemos. Nós merecemos, gente. E peço a vocês um favor: não se esqueçam de mim, porque carrego vocês no meu coração”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!