Nesta segunda-feira (28), se celebra o Dia do Soldado Desconhecido, data para relembrar os heróis de guerra não identificados. Pensando nisso, o Olhar Digital traz uma lista com alguns dos melhores filmes de guerra da história do cinema.

Existe uma quantidade gigante de produções de tamanhos diferentes, incluindo superproduções gigantescas do gênero, clássicos que envelheceram bem e produções mais recentes.

publicidade

Alguns dos melhores filmes já feitos na história do cinema são deste gênero tão marcante, com formas muito distintas de se retratar a guerra de filme para filme.

Pensando nisso, separamos os melhores longas já feitos do gênero de Guerra, de acordo com o Rotten Tomatoes. Confira a lista abaixo!

publicidade

Leia mais:

10. Apocalypse Now

filmes de guerra
“Apocalypse Now” (1979). Imagem: United Artists

O longa de 1979 de Francis Ford Coppola estrelado por Marlon Brando está entre os melhores filmes de guerra já feitos. O longa retrata a guerra do Vietnã, sendo considerado um dos longas mais visionários e audaciosos da história. “Apocalypse Now” foi indicado ao Oscar de 1980.

publicidade

Sinopse: Durante a Guerra do Vietnã, em 1970, o capitão Willard recebe a missão de localizar e matar um antigo e promissor comandante das Forças Especiais, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Sua viagem rio acima em busca de Kurtz torna-se cada vez mais perigosa e alucinante à medida que Willard adentra cada vez mais o coração das trevas.

9. Lawrence da Arábia

Com quase quatro horas de duração, o clássico de 1962 se destaca por seu grande alcance, atuações brilhantes e bela cinematografia. O longa que elevou o diretor David Lean ao status de grande cineasta venceu o Oscar de Melhor Filme em 1963, além de outras seis estatuetas.

publicidade

Sinopse: Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

8. Guerra ao Terror

Um longa marcante mais recente é o épico de guerra de 2008 “Guerra ao Terror”, que foca na Guerra do Iraque, criando discussões amplas acerca do tema. O filme da diretora Kathryn Bigelow venceu o Oscar de Melhor Filme em 2010.

Sinopse: JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson integram o esquadrão antibombas do exército americano em missão no Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, para que seja detonado sem atingir alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James, que possui muito sangue-frio, o que incomoda Sanborn. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

7. Dr. Fantástico

A Guerra Fria também foi muito explorada pelo cinema, e Stanley Kubrick fez talvez o melhor filme do período. “Dr. Fantástico” chegou em 1964 com “Dr. Fantástico”, uma sátira da Guerra Fria que segue engraçada e afiada mesmo tantos anos mais tarde. O filme foi indicado a quatro categorias no Oscar de 1965, inclusive Melhor Filme, mas não levou nenhuma.

Sinopse: Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

6. O Exército das Sombras

Um clássico de 1969 que ganhou uma reedição recente, “O Exército das Sombras” busca explicar os bastidores da guerra, com foco nos esforços da resistência da Segunda Guerra Mundial. O filme tem direção de Jean-Pierre Melville.

Sinopse: Outubro de 1942. Philippe Gerbier, engenheiro de construções públicas, membro de uma rede de resistência gaullista, é detido em um campo na França. Transferido para o quartel general da Gestapo em Paris, ele consegue fugir.

5. Sem Novidade no Front

O nome soa familiar com razão. “Sem Novidade no Front” é um clássico do cinema do diretor Lewis Milestone, lançado em 1930, que adapta um livro do romancista alemão Erich Maria Remarque. Recentemente, a Netflix lançou outra adaptação do livro, com “Nada de Novo no Front”. O longa localizado na 1ª guerra venceu o Oscar de Melhor Filme em 1930, na terceira edição do prêmio.

Sinopse: Um grupo de estudantes alemães é convencido por um professor excessivamente nacionalista a se alistar no Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Ao testemunharem morte e mutilações, o heroísmo dá lugar aos horrores e às tragédias da guerra.

4. Dunkirk

Lançado em 2017, “Dunkirk” é o filme mais recente da lista. Dirigido por Christopher Nolan, o longa apresenta um evento real que ocorreu na França durante a Segunda Guerra Mundial. O longa recebeu oito indicações ao Oscar de 2018, e venceu em três categorias técnicas.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha avança rumo à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunkirk. Sob cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas são lentamente evacuadas da praia.

3. A Batalha de Argel

“A Batalha de Argel”, lançado em 1966, se destaca por seu realismo extremo, que torna a história semelhante a um documentário, ao acompanhar uma nação em busca de expulsar uma força colonizadora. O filme italiano foi indicado a três Oscars, inclusive Melhor Filme Estrangeiro (como era chamada na época a categoria de Melhor Filme Internacional).

Sinopse: A história da luta dos rebeldes argelinos e das medidas cada vez mais extremas tomadas pelo governo francês para reprimir o que logo se tornaria um revolta nacional, levando à declaração da independência da Argélia em 1962.

2. A Grande Ilusão

Outro clássico, e um dos mais antigos da lista, “A Grande Ilusão” é uma obra prima anti-guerra de Jean Renoir. O filme francês lançado em 1937 foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1939.

Sinopse: Dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal. Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para uma fortaleza.

1. Casablanca

Em 1942, Michael Curtiz dirigiu um dos filmes mais icônicos da história do cinema. O romance localizado (e lançado) durante a Segunda Guerra Mundial apresenta grandes performances de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. “Casablanca” venceu o Oscar de Melhor Filme em 1944.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra, um exilado norte-americano encontra refúgio na cidade de Casablanca, no Marrocos, e passa a administrar uma casa noturna. Ele reencontra uma antiga paixão, que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!