A britânica Rolls-Royce acaba de atingir um marco importante no caminho para atingir uma aviação comercial mais sustentável. A empresa realizou com sucesso o seu primeiro teste em solo de um motor para aeronaves movido a hidrogênio.

O modelo AE 2100-A, o mesmo usado em aviões e cargueiros militares como o Lockheed Martin C-130J Super Hercules, foi convertido para demonstrar um novo conceito de trem de força livre de emissões de carbono. A avaliação foi realizada em uma instalação ao ar livre no Reino Unido.

publicidade

Veja também:

Imagem: Rolls Royce/Divulgação

Vale ressaltar que a empresa usou hidrogênio verde nos testes, produzido usando fontes de energia renováveis. O combustível foi fornecido pela EMEC (European Marine Energy Center), que o produz usando energia eólica e das marés na Escócia.

publicidade

No início de 2022, a companhia deu o pontapé inicial no seu programa de pesquisa focado em hidrogênio para a aviação. Como parte desse projeto, a Rolls-Royce uniu forças com a easyJet e, em pouquíssimo tempo, a dupla já deu um grande passo.

O estudo vai pesquisar e testar o hidrogênio e também tecnologias elétricas para o segmento de aviação comercial. Agora, os dois parceiros já estão se preparando para a próxima fase de testes em grande escala usando um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15.

publicidade

Avião movido a hidrogênio está mais perto da realidade

A Airbus também está de olho na ideia e revelou há alguns anos os seus primeiros conceitos de aviões com emissões zero. Uma característica em comum entre os três modelos apresentados até aqui é o combustível: hidrogênio líquido. Enquanto o desenvolvimento das aeronaves mais sustentáveis continua, a empresa divulgou mais detalhes sobre o projeto na última semana.

Imagem principal: Rolls Royce/Divulgação

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!