Desenvolvimento conturbado: “GTA” nasceu de um jogo de dinossauros

Em celebração aos 25 anos da franquia, o desenvolvedor Colin Macdonald revelou que a equipe não tinha confiança no resultado final do jogo
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 29/11/2022 18h30, atualizada em 01/12/2022 16h45
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Na última segunda-feira (28), a popular franquia “Grand Theft Auto” celebrou 25 anos desde o seu lançamento. Mas poucos sabem que antes de se tornar uma série de sucesso nos videogames, o projeto inicial de “GTA” passou por diversas mudanças até sua concepção final. Inicialmente os personagens game chegaram a ser pensados como… dinossauros!

As informações vem do desenvolvedor Colin Macdonald, que entrou para a DMA Desing – atualmente nomeada de Rockstar North – e deu uma entrevista à BBC em que falou sobre os problemas que o game enfrentou durante o início de seu desenvolvimento. Segundo ele, os profissionais envolvidos com o primeiro jogo da franquia não tinham confiança no resultado final.

(Imagem: Reprodução)

“GTA passou por muitas iterações diferentes e foi um desenvolvimento bastante problemático, e não foi muito bem visto durante a maior parte do tempo em que esteve em produção.”, disse Macdonald.

O desenvolvedor disse que durante a evolução do game houve uma pesquisa sobre quais dos sete jogos que a equipe estava trabalhando seria o título “mais bem-sucedido” e o “menos bem-sucedido”. “GTA” venceu a votação do game com menos chances de ter sucesso.

“Isso porque, no meio do desenvolvimento, a direção do jogo não era clara. Também era bastante ‘bugado’ – você não podia jogar por mais de alguns minutos sem travar, então certamente ainda não se tinha muita confiança nisso”, disse.

O desenvolvedor também revelou que a franquia foi criada a partir de um “experimento tecnológico” do programador Mike Dailly para mostrar edifícios em 3D de cima para baixo e, com esse projeto, foi criado um jogo de dinossauro.

“Um dos programadores fundadores originais da DMA, Mike Dailly, estava basicamente fazendo um experimento tecnológico como uma forma de mostrar como os edifícios poderiam parecer em 3D de cima para baixo com um pouco de perspectiva” disse Macdonald. “Então, ele basicamente criou um jogo de dinossauro. Você tinha essa cidade que se movia em alguma forma de 3D, mas você era um dinossauro vagando e destruindo os prédios. Foi assim que Grand Theft Auto começou”.

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Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.