Dieta é um tema amplamente discutido por especialistas, principalmente com a aproximação do verão, quando as pessoas se desesperam pelo ‘shape’ perfeito. Com as redes sociais, o tópico ganha ainda mais espaço, com muitos bons conteúdos, claro, mas também com muita gente vendendo receitas milagrosas e perigosas para saúde, especialmente no que diz respeito aos famosos carboidratos. 

Contudo, o que para alguns pode ser o maior vilão de todos os tempos (e dietas), para a nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, Isabela Xavier, o componente é um mais importantes para a alimentação e saúde, podendo ser um aliado da dieta saudável, desde que consumido com equilíbrio. 

Leia mais! 

“Sabemos dos grandes benefícios do carboidrato para o organismo como fonte de energia, que nos garante disposição e contribui para a manutenção de uma boa saúde, sendo as melhores opções sempre as de origem natural”, disse a especialista. 

publicidade
Dieta saudável alimentação
Imagem: Shutterstock/udra11

Carboidratos bons e ruins 

Importante para o pleno funcionamento das atividades do organismo, o carboidrato é um grande aliado para a manutenção de uma alimentação saudável. Por outro lado, também existem os riscos, o chamado carboidrato ruim, que pode ser prejudicial quando consumido em excesso. 

“Também conhecidos como carboidratos refinados, são categorizados como prejudiciais por serem processados pela indústria e pobres em vitaminas e minerais, além de serem processados de forma muito mais rápida, ocasionando picos de glicose”, explica. 

Encontrados em doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados, esses carboidratos contribuem para o ganho de peso quando parte da rotina alimentar por não apresentarem bons níveis de saciedade, densidade nutritiva, estarem quase sempre associados a outros ingredientes pouco saudáveis e serem convertidos em gordura no organismo quando consumidos em excesso. 

“Quando classificamos o carboidrato como vilão para uma boa alimentação, é desta categoria que estamos falando. Mas é importante ressaltar que o equilíbrio é fundamental para uma boa qualidade de vida e restrições em excesso também podem ser prejudiciais para a saúde como um todo.” 

Quais são os carboidratos bons? 

Como aliado de uma boa alimentação, os carboidratos bons ou complexos, podem ser encontrados em alimentos ricos em fibras como feijões e outras leguminosas, aveia, pão integral e muitos outros, além de frutas no geral. Seu diferencial está na contribuição para a sensação de saciedade, serem de fonte natural minimamente processada e dessa forma não causarem altos picos de glicemia. 

Em suma, quando apostamos no equilíbrio e optamos pelo consumo de carboidratos complexos (bons), estamos juntando o útil ao agradável. É importante também destacar que dietas radicais trazem resultados rápidos, mas não duradouros ou saudáveis. Apostar na mudança de hábitos de vida com auxílio de um especialista sempre será a melhor saída.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!