Dieta é um tema amplamente discutido por especialistas, principalmente com a aproximação do verão, quando as pessoas se desesperam pelo ‘shape’ perfeito. Com as redes sociais, o tópico ganha ainda mais espaço, com muitos bons conteúdos, claro, mas também com muita gente vendendo receitas milagrosas e perigosas para saúde, especialmente no que diz respeito aos famosos carboidratos. 

Contudo, o que para alguns pode ser o maior vilão de todos os tempos (e dietas), para a nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, Isabela Xavier, o componente é um mais importantes para a alimentação e saúde, podendo ser um aliado da dieta saudável, desde que consumido com equilíbrio. 

publicidade

Leia mais! 

“Sabemos dos grandes benefícios do carboidrato para o organismo como fonte de energia, que nos garante disposição e contribui para a manutenção de uma boa saúde, sendo as melhores opções sempre as de origem natural”, disse a especialista. 

publicidade
Dieta saudável alimentação
Imagem: Shutterstock/udra11

Carboidratos bons e ruins 

Importante para o pleno funcionamento das atividades do organismo, o carboidrato é um grande aliado para a manutenção de uma alimentação saudável. Por outro lado, também existem os riscos, o chamado carboidrato ruim, que pode ser prejudicial quando consumido em excesso. 

“Também conhecidos como carboidratos refinados, são categorizados como prejudiciais por serem processados pela indústria e pobres em vitaminas e minerais, além de serem processados de forma muito mais rápida, ocasionando picos de glicose”, explica. 

publicidade

Encontrados em doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados, esses carboidratos contribuem para o ganho de peso quando parte da rotina alimentar por não apresentarem bons níveis de saciedade, densidade nutritiva, estarem quase sempre associados a outros ingredientes pouco saudáveis e serem convertidos em gordura no organismo quando consumidos em excesso. 

“Quando classificamos o carboidrato como vilão para uma boa alimentação, é desta categoria que estamos falando. Mas é importante ressaltar que o equilíbrio é fundamental para uma boa qualidade de vida e restrições em excesso também podem ser prejudiciais para a saúde como um todo.” 

publicidade

Quais são os carboidratos bons? 

Como aliado de uma boa alimentação, os carboidratos bons ou complexos, podem ser encontrados em alimentos ricos em fibras como feijões e outras leguminosas, aveia, pão integral e muitos outros, além de frutas no geral. Seu diferencial está na contribuição para a sensação de saciedade, serem de fonte natural minimamente processada e dessa forma não causarem altos picos de glicemia. 

Em suma, quando apostamos no equilíbrio e optamos pelo consumo de carboidratos complexos (bons), estamos juntando o útil ao agradável. É importante também destacar que dietas radicais trazem resultados rápidos, mas não duradouros ou saudáveis. Apostar na mudança de hábitos de vida com auxílio de um especialista sempre será a melhor saída.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!