A empresa ICON, conhecida por suas casas impressas em 3D, ganhou um contrato de cinco anos com a NASA para a construção do Projeto Olimpo, que construirá plataformas de pouso, estradas e abrigos na Lua e em Marte.

A intenção da empresa é imprimir toda a infraestrutura em 3D a partir de materiais existentes nos territórios alvo. Atualmente, a ICON já usa essa tecnologia de impressão 3D na construção de uma comunidade planejada de 100 casas ao norte de Austin, no Texas, estado onde fica sua sede.

publicidade

Leia mais:

O cofundador e CEO da ICON, Jason Ballard, emitiu um comunicado sobre a consolidação do contrato com a NASA, em que afirma o progresso na “criação de um futuro melhor para a humanidade” fora da Terra. A diretora do setor de missões de tecnologia espacial da NASA, Niki Werkheiser, apontou para a necessidade de adaptação “para explorar outros mundos” e destacou o uso de “novas tecnologias inovadoras adaptadas a esses ambientes”.

publicidade

A ICON já trabalha com a NASA. Ela produz protótipos de bases extraterrestres para a agência espacial norte-americana e, agora com o contrato, a startup já imprimiu um habitat simulado, em 3D, chamado Mars Dune Alpha, que a NASA planeja usar para missões simuladas em Marte no próximo ano.

ICON-startup-imagem
Imagem: Futuros projeto que a ICON pretende levar para Marte e para a Lua. Créditos: website ICON

ICON aponta que tecnologia poderia ser utilizada em Marte

As novas estruturas testarão os limites da arquitetura metálica e inflável existente que será necessária para proteger os habitantes de uma grande variedade de temperaturas, radiação e micrometeoritos, de acordo com a ICON. Segundo Ballard, a tecnologia da empresa já poderia ser utilizada pela NASA em 2026, nas missões que acontecerão na Lua.

publicidade

Depois de ganhar o contrato da NASA na terça-feira, a ICON divulgou um vídeo simulado de seu Projeto Olympus. Esse projeto tem como objetivo levar uma impressora 3D autônoma para a Lua ou para Marte e tentar imprimir as estruturas dentro das condições de cada local e com os materiais disponíveis por lá. Esse será o maior desafio para a ICON.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!