Os jogos de Pokémon são verdadeiros sucessos nos consoles da Nintendo. Por ser uma das franquiais mais adoradas pelos jogadores, existem vários jogos parecidos com Pokémon para outras plataformas. Em novembro de 2022, Pokémon Scarlet e Violet chegaram ao Nintendo Switch introduzindo mecânicas inéditas, como exploração em mundo aberto e centenas de novos monstrinhos da região de Paldea.

Quem não tem um Nintendo Switch, porém, não tem como aproveitar os lançamentos mais recentes da franquia. Pensando nisso, o Olhar Digital listou, nas linhas a seguir, 10 jogos parecidos com Pokémon para você aproveitar em outras plataformas, desde consoles PlayStation e Xbox, até computadores.

Leia também:

Temtem

Temtem é um jogo parecido com Pokémon
Temtem (Imagem: Divulgação/Humble Games)

Temtem é um jogo parecido com Pokémon. Você assume o papel de uma criança que sonha em se tornar um treinador de Temtem. A grande diferença é o modo online, que permite batalhar e trocar criaturas com outras pessoas em tempo real, como se fosse um MMORPG. Sua missão é derrotar os oito treinadores mais fortes do Arquipélago Flutuante: os líderes de Dojô. O game ainda está em acesso antecipado, mas recebe atualizações frequentes com novos conteúdos.

publicidade

Plataformas disponíveis: PC (Steam), PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Ooblets

Ooblets é um jogo parecido com Pokémon
Ooblets (Imagem: Divulgação/Glumberland

Em Ooblets, você pode colecionar e treinar pequenas criaturas chamadas Ooblets. Esses monstrinhos podem ser usados para explorar o mundo de Oob e enfrentar outros treinadores em batalhas de dança. O jogo ainda tem mecânicas de fazenda e simulação no melhor estilo de Animal Crossing, Harvest Moon e Stardew Valley. Ainda em acesso antecipado, o game recebe atualizações constantes.

Plataformas disponíveis: PC (Epic Games Store), Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Nexomon: Extinction

Nexomon: Extinction é um jogo parecido com Pokémon
Nexomon: Extinction (Imagem: Divulgação/PQube)

Nexomon: Extinction é outro jogo parecido com Pokémon, tanto na jogabilidade quanto no design. A maior diferença é o sistema de energia que limita a quantidade de movimentos dos monstrinhos. Isso força o jogador a trocar com frequência as criaturas durante as batalhas. De resto, todas as mecânicas são inspiradas na franquia Pokémon, desde o sistema de batalhas até a Tamer’s Guild.

Plataformas disponíveis: PC (Steam), PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e celulares Android.

Digimon World: Next Order

Digimon World: Next Order
Digimon World: Next Order (Imagem: Divulgação/Bandai Namco Entertainment)

A franquia Digimon tem várias similaridades com Pokémon, e o mesmo acontece com os jogos. Em Digimon World: Next Order, o foco é maior em criar e cuidar dos monstrinhos digitais, assim como os clássicos Tamagotchis, mas também é possível desafiar outros digiescolhidos em batalhas em tempo real. Há mais de 200 Digimon para colecionar, que também podem ajudar a construir a cidade de Floatia.

Plataformas disponíveis: PS4 e PS Vita.

Digimon Story: Cyber Sleuth

Digimon Story: Cyber Sleuth
Digimon Story: Cyber Sleuth (Imagem: Divulgação/BANDAI NAMCO Entertainment)

Digimon Story: Cyber Sleuth é bastante diferente de Digimon World: Next Order. Esse jogo tem um sistema de batalha mais parecido com Pokémon, pois é possível capturar vários monstrinhos digitais para montar times diferentes e avançar na história, que se passa em um ciberespaço digital chamado Eden. Além disso, as lutas são baseadas em turnos em vez de combate em tempo real.

Plataformas disponíveis: PC e PS4.

World of Final Fantasy Maxima

World of Final Fantasy Maxima
World of Final Fantasy Maxima (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Em World of Final Fantasy Maxima, você vive a história dos gêmeos Lann e Reynn, que sofreram amnésia e perderam a memória de onde vieram. Ambos são guardiões de Miragens — monstros parecidos com Pokémon que podem ser capturados e utilizados em batalhas. Durante a jornada para salvar a terra de Gymoire, os irmãos encontram outros personagens icônicos da franquia Final Fantasy, como Noctis, Lightning, Yuna e muito mais.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Chocobo’s Mystery Dungeon: Every Buddy!

Chocobo’s Mystery Dungeon: Every Buddy!
Chocobo’s Mystery Dungeon: Every Buddy! (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Outro jogo da franquia Final Fantasy parecido com Pokémon, Chocobo’s Mystery Dungeon: Every Buddy! coloca você no papel do icônico pássaro amarelo e do seu parceiro Cid. Sua missão é desbravar masmorras para recuperar as memórias do povo da cidade de Lostime. Durante a aventura, você irá conhecer diversas criaturas diferentes que podem ser domadas por meio do sistema de amizade.

Plataformas disponíveis: PS4 e Nintendo Switch.

Dragon Quest Monsters

Dragon Quest Monsters é um jogo parecido com Pokémon
Dragon Quest Monsters (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Bastante popular no Japão, a franquia Dragon Quest Monsters tem mecânicas muito parecidas com Pokémon, como capturar e treinar monstros para utilizá-los em batalhas. O primeiro jogo da série foi lançado em 1998 para o Game Boy Color, mas também há títulos para Game Boy Advance e outros consoles. O game mais recente disponível em inglês é Dragon Quest Monsters: Joker 3, lançado para Nintendo 3DS, em 2016.

Plataformas disponíveis: Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo DS e Nintendo 3DS.

Monster Sanctuary

Monster Sanctuary é um jogo parecido com Pokémon
Monster Sanctuary (Imagem: Divulgação/Team17)

Monster Sanctuary começou como um projeto de Kickstarter, mas logo se tornou um jogo completo. No game, você assume o papel de um domador de monstros que podem ser utilizados em batalhas. Uma das criaturas do time pode seguir o personagem e ajudar a ultrapassar obstáculos pelo caminho.

Plataformas disponíveis: PC (Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Monster Crown

Monster Crown é um jogo parecido com Pokémon
Monster Crown (Imagem: Divulgação/SOEDESCO)

Monster Crown é um clone de Pokémon feito para uma audiência adulta, pois a história é mais madura e os monstrinhos tem visual mais sombrio. Apesar disso, as mecânicas continuam as mesmas: você pode capturar e colecionar mais de 200 criaturas diferentes para batalhar. Também é possível desafiar outras pessoas online e até trocar monstros com elas.

Plataformas disponíveis: PC (Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!