O aguardado filme da Disney e Pixar “Elementos” chega apenas em junho de 2023, mas as divulgações já começaram. O Olhar Digital bateu um papo com a produtora da animação Denise Ream, que veio ao Brasil para participar da CCXP22.

“Elementos”, como o nome já diz, acontece em um mundo em que os elementos da natureza convivem entre si. Os dois personagens principais se chamam Ember e Wade, e a produtora falou sobre a dupla. “Ember é uma mulher muito apaixonada que trabalha na loja de seus pais. Ela está trabalhando muito para assumir os negócios da família. Mas tem um temperamento que atrapalha,” explicou Ream.

Leia mais:

Ela continuou: “E ela conhece Wade de uma maneira realmente inesperada, e ele é muito fácil de lidar, ele é muito tipo, ‘o que você vê é exatamente o que você espera’, ele é muito transparente”, disse a produtora, fazendo um trocadilho com a aparência transparente do personagem. “E eles vão em uma jornada juntos, ambos aprendem muito um com o outro.”

publicidade

A ideia para o filme veio da história de vida do diretor Peter Sohn, cuja família imigrou da Coreia para os Estados Unidos. “Então é sobre ser um recém-chegado… Chegar a uma nova terra, ser estrangeiro em uma nova terra e como você se ajusta. O que você leva de casa e mantém em termos de tradições.”

Sobre a mensagem de “Elementos”, Ream voltou a mencionar a jornada familiar do diretor do longa. “Queremos agradecer aos nossos pais, ou agradecer a qualquer pessoa que nos ajudou a passar pela vida e nos ajudou a realizar nossos sonhos. E então há agradecer aos nossos pais e perceber que você pode encontrar o amor em muitos lugares diferentes fora de sua comunidade, talvez. Eu apenas espero que as pessoas gostem dos personagens e sintam o coração do filme.”

Apesar de a história do filme ser importante, a produtora, que tem um longo currículo trabalhando com efeitos visuais, falou sobre a aparência de “Elementos”. “A história é sempre difícil, tentar acertar isto. Mas [“Elementos”] parece visualmente muito diferente. Você sabe, nós queríamos aquele fogo que se parecia com fogo, mas não é assustador. E como você faz para emocionar? E como os animadores animam essas criaturas gasosas? Então esse foi e continua sendo um grande desafio.”

Falando em desafios, a produtora destacou as dificuldades técnicas de “Elementos”, e como elas são únicas na história do estúdio pertencente à Disney. “Quero dizer, é provavelmente o filme tecnicamente mais desafiador da Pixar que já fizemos”, afirmou Ream. “Os personagens são diferentes de tudo que a Pixar já fez, pois nossos personagens de fogo não tem uma estrutura, eles são feitos de gás e luz.”

elementos
Denise Ream no painel da Disney durante a CCXP22. Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images for Disney/Cortesia da Disney

Com a grande expertise da produtora em efeitos visuais – que trabalhou em filmes como “MIB – Homens de Preto”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Star Wars: A Vingança dos Sith” e “Missão: Impossível 3”, pedimos para ela elaborar ainda mais sobre este ponto em “Elementos”. “Este filme tem efeitos em cada cena, o que novamente é uma novidade para a Pixar”, contou ela. “Algumas das cenas têm efeitos bastante dramáticos que estou animada para as pessoas verem.”

Ream continuou: “O mundo em si, é bonito, muito espetacular. É complicado, mas lindo. Então eu espero que as pessoas vejam… Quer dizer, eu vejo as cenas todos os dias e fico deslumbrada com elas e não estou ficando enjoada delas e estou nisso há muito tempo”, riu a produtora. “Então eu acho que é algo especial.”

“Elementos” chega aos cinemas brasileiros em 15 de junho de 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!