A Suíça está disposta a adotar medidas drásticas para combater a ameaça de falta de energia no inverno europeu. Uma dos planos é limitar ou até banir a circulação de carros elétricos no país, já que Vladimir Putin segue restringindo a oferta de gás natural, com ameaça de interromper as linhas em resposta ao posicionamento da OTAN e aliados na guerra com a Ucrânia.

Segundo a mídia europeia, as restrições não param por aí e vão influenciar até o uso de eletrodomésticos. As secadoras de roupas, por exemplo, não poderão ultrapassar os 40 °C. Os aquecedores externos também serão banidos.

Veja também:

Vale ressaltar que o gás russo responde por mais de um terço do consumo de todo o continente europeu, que sobe ainda mais no inverno com o uso contínuo dos aquecedores.

publicidade

Há planos até de reduzir a qualidade de transmissão de serviços de streaming como a Netflix. A opção máxima seria o HD (1.280 x 720, ou 720p), o que reduz o consumo de energia nos data centers.

Redução da velocidade máxima nas rodovias

Segundo o portal ADAC, da Alemanha, a primeira medida de reacionamento que afeta os EVs é a redução da velocidade máxima nas estradas de 120 km/h para 100 km/h, o que pode ajudar a economizar cerca de 30% de energia nas recargas.

Se o cenário piorar nos próximos meses, o uso de veículos elétricos será restrito para uso “absolutamente necessário”, ou seja, para ir ao trabalho e no mercado, por exemplo. Vale ressaltar que 24% da frota suíça é composta por carros eletrificados, segundo um levantamento da Evannex.

No fim, como o texto ainda não foi aprovado, pode ser que algumas regras ainda mudem até a lei começar a valer. Por ora, o governo suíço não estipulou um prazo para isso ou como fiscalizará essas normas.

Imagem principal: Southworks/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!