A fabricante americana de bicicletas elétricas Rad Power Bikes acaba de apresentar o seu modelo mais recente, o RadTrike. O veículo de três rodas chega com a proposta de ser um dos menos caros do seu segmento, pelo menos no exterior.

A novidade é dobrável para facilitar o armazenamento e custa US$ 2.499, cerca de R$ 13 mil na cotação atual. Parece muito, no entanto, é quase a metade do valor de outros e-bikes modernas. Segundo o Electrek, um triciclo elétrico sofisticado também pode ultrapassar US$ 8 mil.

Veja também:

Segundo o fundador e presidente da Rad Power Bikes, Mike Radenbaugh, a missão do RadTrike é tornar o transporte mais eficiente, agradável e acessível para todos. A gerente sênior de produto da empresa, Sarah Bruce Courtney, acrescenta que o RadTrike foi desenhando pensando em conforto e estabilidade “para que aqueles que simplesmente não andam de bicicleta há algum tempo, lutam com o equilíbrio ou enfrentam desafios de mobilidade possam pedalar com amigos e familiares”.  

publicidade
Triciclo elétrico RadTrike.
Triciclo elétrico RadTrike. Imagem: Rad Power Bikes/Divulgação

O triciclo também pode ser usado em outras funções, como para fazer entregas, por exemplo. Duas cestas de armazenamento, uma instalada na parte da frente e outra atrás, serão oferecidas como opcionais aos compradores.

Triciclo elétrico RadTrike.
A capacidade de literalmente dobrar ao meio e diminuir a altura do guidão, também é um aliado importante na hora de transportar o triciclo para outros locais. Imagem: Rad Power Bikes/Divulgação

Com cinco níveis de assistência de pedal e controle do acelerador, o modelo também se ajusta ao ritmo desejado pelo condutor. O nível 1, por exemplo, roda em ritmo de caminhada. Por conta do peso extra, a velocidade máxima é de 22 km/h, um pouco abaixo de outras e-bikes.

O design mais largo combinado com o tamanho menor das rodas de 18”, também é proposital, criando um centro de gravidade mais baixo e aumentando a estabilidade.

O motor elétrico de 750 W fica instalado na roda dianteira. Também há um freio de estacionamento a bordo para evitar que o triciclo ande sozinho quando estiver estacionado em ladeiras. Já a bateria de 48V e 10,4 Ah é removível e fica armazenada em um compartimento no quadro do veículo. Seu alcance estimado é de até 56 km. 

Como não possui um sistema de suspensão, a fabricante diz que o triciclo pode enfrentar “caminhos mais suaves”. Este certamente não é um triciclo off-road, e sim voltado para andar na cidade.

Por fim, sua capacidade de carga útil é de 188 kg, o suficiente para acomodar um piloto adulto e sua bagagem. Os envios das primeiras unidades começam em janeiro de 2023. Ainda não há indícios de lançamento fora dos EUA.

Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo:

Imagem principal: Rad Power Bikes/Divulgação

Via: Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!