As pirâmides do Egito são construções monumentais, que impressionam pelo seu tamanho e principalmente pelo período em que foram feitas, por volta de 2500 a.C. Mas apesar de muitas teorias conspiratórias, que envolvem desde deuses até alienígenas, essas obras provavelmente são fruto de muito trabalho e engenharia. Veja como as pirâmides do Egito foram construídas.

As teorias focam justamente na dificuldade de construir algo desse tamanho em um período onde a tecnologia era extremamente limitada. Mas, as pesquisas sobre o tema indicam que as pirâmides foram erguidas com milhares de escravos levados ao deserto especialmente para isso. Isso não é unanimidade, alguns estudiosos afirmam que as obras foram feitas por trabalhadores pagos.

publicidade
As pirâmides de Gizé foram erguidas há cerca de 4,5 mil anos para, segundo a tradição dos egípcios antigos, honrar os mortos e conduzi-los para além da vida terrena. Imagem: sculpies – Shutterstock

O que é comum entre todas as versões é que o número de trabalhadores necessários para erguer essas construções. Os processos também não são muito claros, já que as obras duraram muitos anos e passaram por mais de um faraó.

Outro fato intrigante é o fato de um estudo de 2016 ter identificado que as tumbas dos construtores das pirâmides tinham ornamentos mais simples, mas semelhantes aos dos imperadores, algo que dificilmente seria feito para escravos. 

publicidade

As tumbas, inclusive, eram muito importantes para os egípcios, pois representam a passagem para a vida eterna. Por conta disso, muitos eram enterrados com seus bens, para que ficassem com eles na outra vida. As pirâmides justamente abrigavam túmulos luxuosos de imperadores, cuja maioria foram saqueados com o passar dos séculos.

Leia mais:

publicidade

Como as pirâmides foram construídas?

A parte mais impressionante dessas obras está justamente nos gigantescos blocos de concreto. A Queóps, maior e mais famosa delas, foi erguida com aproximadamente 2,3 milhões de blocos, que pesavam cada um em média 2,5 toneladas. O peso e tamanho podem variar de acordo com a parte da pirâmide que estava sendo construída.

Para ser erguida, o terreno precisou ser aplainado e foi daí que foram extraídas muitas pedras de platô, um material mais maleável que facilitava o esculpimento.  Mas outros materiais como granito também foram usados, muitos deles foram levados de barco pelo Rio Nilo até o local da construção.

publicidade

Os estudos mais recentes mostram que as pedras foram levadas para os andares superiores das pirâmides usando um complexo sistema de rampas em zigue-zague, uma base de concreto e cordas, que serviam como uma espécie de guindaste para içar as enormes rochas. No fim das contas, a física ajuda a explicar essas construções monumentais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!