*Por Larissa Olival, Sales Executive da Adjust*

O momento de alta dos aplicativos de jogos está longe de acabar e quando se trata de fazer um bom investimento para passar o tempo, percebo que os usuários brasileiros não economizam. Só no ano passado, mais de 571 milhões de dólares foram gastos em consumo de jogos mobile no Brasil. Além disso, eles estão ocupando rapidamente o mercado de games como um todo — com previsão de atingir 61% da participação do setor em 2022.

O ponto em questão é que aí está um grande mercado em potencial que pode ser aproveitado também por empresas de outros setores. Com a atenção mais voltada aos jogos do que nunca, ao anunciar dentro desses aplicativos, as marcas possuem a oportunidade de atingirem um público extenso que pode ser convertido em novos clientes. 

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Pode parecer um cenário desafiador se destacar neste segmento, até mesmo pelo alto volume de concorrência. Outro obstáculo também surge ao se levar em consideração as novas configurações de privacidade do iOS que reduzem os dados compartilhados sobre os usuários e podem dificultar a obtenção de métricas mais personalizadas para atingir o público-alvo. 

Por isso, para ter sucesso com a publicidade in-game é necessário utilizar as estratégias certas, independentemente da categoria de mercado da marca, seja delivery, streaming, e-commerce, entre outros.  

Dicas práticas para uma publicidade in-game eficaz

Garantir o opt-in, ou seja, quando o usuário se cadastra para receber o seu anúncio, é um primeiro passo necessário em qualquer estratégia. Quando já tiver acumulado um grupo de usuários engajados que aceitam receber anúncios direcionados, há diversas maneiras de trabalhar com os dados consentidos que ficam disponíveis. Abaixo destaco as quatro principais:

1 – Fortaleça sua equipe de aquisição de usuários

Um dos principais aprendizados com o sucesso da categoria de jogos mobile é a importância de uma equipe de aquisição de usuários (UA) estratégica para conseguir bons resultados. A UA é um pilar central do marketing mobile, e mesmo com a opção de contar com serviços de IA e machine learning que automatizem o seu trabalho, a agilidade e flexibilidade dos profissionais dessa área se tornaram mais essenciais do que nunca para não só obterem os dados, mas traduzi-los e saber como utilizá-los.

2 – Identifique os eventos de conversão 

Geralmente, o segredo está em identificar eventos, ou seja, ações dentro do aplicativo que ocorrem dentro das primeiras 24 horas após a instalação. Estes são os principais indícios para rastrear ou prever futuros eventos. Por exemplo, você pode identificar um padrão em que os usuários que completam vários tutoriais no primeiro dia têm mais chances de fazer uma compra mais tarde. 

Assim, é importante ressaltar que esses eventos específicos vão ser diferentes de acordo com a categoria do aplicativo e de seu nicho. Por isso, é necessário contar com uma equipe de UA com entendimento detalhado sobre o público-alvo e a habilidade de pensar de maneira crítica para identificar novos eventos importantes. Certamente, a análise preditiva também terá um papel importante aqui, por isso, é necessário ter a ajuda mútua entre as soluções inovadoras e as mentes brilhantes na equipe. 

3 – Torne o IDFV sua arma secreta

Os publishers de jogos mobile têm mais uma vantagem em relação a outros tipos de aplicativos: o Identifier for Vendors (IDFV), que ainda está disponível para iOS. Este é um código associado a todos os aplicativos de um mesmo desenvolvedor e é compartilhado em todos os apps disponíveis em um dispositivo. Dessa forma, é possível criar campanhas de promoção cruzada tendo um grande portfólio de jogos para aproveitar. 

O uso do IDFV é especialmente popular em games hipercasuais, em que os aplicativos fazem esta promoção cruzada para manter o usuário em jogos do mesmo publisher. Como bônus, as taxas de consentimento para esta categoria também são altas, já que os usuários entendem naturalmente o benefício dos anúncios direcionados e personalizados.

4 – Ofereça seus anúncios in-game aos usuários certos

Os anúncios em jogos têm diferentes formatos. De banners comuns e anúncios intersticiais aos novos anúncios jogáveis e os famosos anúncios em vídeos com recompensa. Mas, assim como em qualquer formato de publicidade digital, é importante oferecer os anúncios adequados aos usuários certos — e nos momentos certos no jogo ou na jornada do usuário. Para isso, os seus dados poderão indicar quais jogadores têm mais probabilidade de interagir com seus anúncios e em quais locais do jogo cada anúncio teve o melhor desempenho. 

O futuro da publicidade in-game

Acredito que o mercado de gaming continuará se adaptando às mudanças da publicidade mobile e o segredo para acompanhar o mercado, à medida que ele fica mais cuidadoso com a privacidade do usuário, é a mensuração e uma equipe de marketing especializada em entender a melhor forma de trabalhar com estas métricas. Afinal, conforme os jogos mobile continuam crescendo, também aumenta a competição e, ficar à frente da concorrência requer um monitoramento atento e com dados detalhados das suas campanhas de anúncios in-game para que sua marca possa crescer. 

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