O Google vai introduzir o recurso de “rolagem contínua” de resultados de pesquisas na versão desktop. A funcionalidade surgiu nos celulares no ano passado e serve para os usuários visualizarem os resultados carregando automaticamente sem precisar trocar de página ou clicar no botão “Ver mais”.

Apesar da novidade, a rolagem contínua do Google não é infinita. Nos celulares, os usuários podem ver até quatro páginas de resultados de pesquisa de uma só vez. Com a ferramenta no desktop, será possível visualizar até seis páginas rolando de forma automática.

publicidade

Leia também!

Até a adição do novo recurso, os usuários poderiam ver um número limitado de resultados na primeira página de pesquisa do Google. Para continuar a ver outros sites, era preciso clicar no número da página na parte inferior da interface, algo que já era tradicional desde os primeiros anos da empresa.

publicidade

Com isso, a nova mudança do Google pode ajudar os sites e portais considerados “pequenos” em questão de visibilidade, já que eles não possuem uma classificação alta para estarem na primeira página de resultados. Costumeiramente, os usuários tendem a não selecionarem a segunda página de pesquisas e a rolagem contínua pode contornar esse detalhe.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Nesse contexto, o Google vem promovendo uma série de novidades para os resultados de pesquisa após questionamentos de usuários sobre a qualidade da interface. A empresa está buscando um redesign para as pesquisas, tornando elas mais visuais.

publicidade

Além disso, as novas ferramentas da empresa são geralmente voltadas para os dispositivos móveis, mas o Google também trabalha para aprimorar as pesquisas na versão web. Em alguns países, a plataforma testou a adição de “widgets” que traziam algumas informações protocolares como previsão de tempo.

Até o momento, a rolagem contínua do Google na versão web está sendo adicionada aos poucos nos EUA. Não há nenhum indicativo sobre quando a funcionalidade chegará ao Brasil e outros países.

publicidade

Informações via Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!