A última novidade para quem gosta de brinquedos de luxo é o Dragon, da Rotor X. Segundo a fabricante, o modelo que parece uma espécie de drone gigante é “extremamente seguro e muito estável”, dispensando uma licença de piloto.
Parte da categoria de aeronaves elétricas leves, o eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) será vendido em um formato diferente. O comprador recebe um kit em casa com o veículo desmontado.
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A empresa afirma que “qualquer um pode pilotar” o modelo e promete oferecer tutoriais e aulas de voo particulares para quem não estiver disposto a se arriscar no ar logo de cara.

O produto é fruto de uma parceria da RotorX, mais conhecida por fabricar helicópteros de 2 lugares, com a Advanced Tactics Inc., da Califórnia, que também atua no ramo de aeronaves. O veículo aéreo é controlado por um joystick de 3 eixos e, segundo a fabricante, é o “mais seguro e empolgante” do seu segmento.
Com oito propulsores elétricos, o Dragon tem dois motores instalados em cada hélice e chassi feito de alumínio. O veículo é alimentado por um sistema de baterias de lítio de 100 V. A configuração de propulsão é redundante, ou seja, em caso de falha em um dos motores, por exemplo, os outros compensam a falta de potência.
Os recursos de segurança incluem um sistema de pouso e decolagem automático, trem de pouso reforçado e alerta de bateria fraca. Se tudo falhar, um pára-quedas balístico é acionado para levar a aeronave até o solo.

O tempo de autonomia de voo não é tão empolgante assim, são apenas 20 minutos, já a velocidade máxima é de 101 km/h (ou 63 mph).
Apesar de dizer que a montagem pode ser realizada em casa, quem não se sentir confiante pode procurar o apoio profissional da Advanced Tactics. O plano é abrir mais pontos de suporte nos EUA e introduzir outra versão do veículo com 2 lugares voltada para treinamentos.
Preço e disponibilidade
A RotorX venderá as primeiras 100 unidades do veículo por US$ 85 mil, praticamente R$ 450 mil na cotação atual, depois disso, o valor sobre para US$ 99 mil, cerca de R$ 520 mil. As entregas, por sua vez, começam em setembro de 2023.
No fim, o modelo sai bem mais em conta que investir milhões em um helicóptero de verdade, resta saber se a novidade vai vingar. Saiba mais sobre a aeronave no vídeo abaixo.
Imagem principal: RotorX/Divulgação
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