A Apple anunciou na última quarta-feira (7) que incluirá três recursos avançados para proteger dados de usuários em diversos de seus serviços, como iCloud, incluindo iCloud Backup, Fotos, Notas e mais.

As novas medidas incluem verificação de chaves de contato para iMessage, permitindo que os usuários possam se comunicar apenas com quem desejam; chaves de segurança para ID Apple, na qual os usuários poderão exigir uma chave de segurança para fazer login; e a proteção avançada de dados do iCloud, que utiliza criptografia para proteger dados de nuvem.

publicidade

Leia mais:

“Na Apple, somos inabaláveis ​​em nosso compromisso de fornecer aos nossos usuários a melhor segurança de dados do mundo. Constantemente identificamos e mitigamos ameaças emergentes a seus dados pessoais tanto no dispositivo quanto na nuvem”, disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

publicidade

Verificação da chave de contato do iMessage

(Imagem: Reprodução/ Apple)

Com esse novo recurso, os usuários que sofrem constantes ameaças como jornalistas, ativistas de direitos humanos e autoridades governamentais poderão escolher uma verificação extra para se certificar que estão se conectando com as pessoas que pretendem. 

Essa ferramenta permitirá que os usuários confiram se a pessoa com quem estão se comunicando possui verificações de chave de contato do iMessage, e mostrará alertas caso a pessoa for identificado como suspeito. 

publicidade

“Conversas entre usuários que ativaram a verificação de chave de contato do iMessage recebem alertas automáticos se um adversário excepcionalmente avançado, como um invasor patrocinado pelo estado, conseguiu violar servidores em nuvem e inserir seu próprio dispositivo para espionar essas comunicações criptografadas”, diz a Apple em comunicado.

Chaves de segurança

A Apple já havia ativado a verificação de dois fatores no Apple ID desde 2015. A recente mudança inclui a opção dos usuários aprimorarem essa proteção incluindo chaves de segurança em outros dispositivos.

publicidade
(Imagem: Reprodução/ Apple)

Os usuários que optarem por essa opção poderão escolher outro dispositivo para ser uma das verificações de dois fatores. Dessa forma golpes por phishing, conhecidos por conseguirem roubar códigos de autenticação, se tornarão ainda mais difíceis de serem aplicados.

Proteção avançada de dados iCloud

Atualmente a Apple já oferece proteção de dados do iCloud com criptografia de ponta-a-ponta em 14 categorias de dados confidenciais dos usuários, como senhas do iCloud Keychain e dados de saúde, mas a ideia é elevar esse nível de segurança. 

(Imagem: Reprodução/ Apple)

“A proteção avançada de dados é o nível mais alto de segurança de dados em nuvem da Apple, dando aos usuários a opção de proteger a grande maioria de seus dados iCloud mais confidenciais com criptografia de ponta a ponta, para que só possam ser descriptografados em seus dispositivos confiáveis”, disse Ivan Krstić, chefe de engenharia e arquitetura de segurança da Apple.

Com a mudança, nove categorias de dados serão protegidos por criptografia, incluindo iCloud Backup, Notas e Fotos. As únicas categorias de dados que não serão protegidas serão iCloud Mail, Contatos e Calendário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!