A história entre o bilionário Elon Musk e a rede social Twitter parece até história de livro, e Ben Mezrich, autor do livro Milionários acidentais: A fundação do Facebook, que foi adaptado com roteiro dele para o filme A Rede Social, concorda.
Segundo informações exclusivas do The Wall Street Journal, o autor vai escrever um livro chamado Breaking Twitter (Quebrando o Twitter, em tradução livre) sobre a relação entre Elon Musk e Twitter, que gerou um dos capítulos mais polêmicos da história das redes sociais.
Leia mais:
- Twitter vai deletar 1,5 bilhão de contas, anuncia Elon Musk
- Conheça 5 redes sociais alternativas ao Twitter
- Cansou do Twitter? Veja como desativar a sua conta na rede social de Elon Musk
Breaking Twitter tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para algum momento entre setembro e dezembro, pela Grand Central Publishing. Este acordo entre Mezrich e sua editora é mais um exemplo da rapidez com que eventos recentes rapidamente chegam às páginas dos livros. Outros exemplos são a saga da GameStop em 2021, e o resgate dos meninos da caverna tailandesa em 2018.
“Avançar rápido é extremamente importante”, disse o autor do livro, Ben Mezrich, em entrevista ao WSJ. “Se o mundo inteiro está entusiasmado com alguma coisa, você quer fazer parte da conversa.”

Mezrich já tem 25 livros publicados até hoje, o que inclui o que foi base para o filme A Rede Social, de 2010. Ele disse que nunca levou mais de seis meses para escrever um livro e tende a se concentrar em tópicos que ele acha que tem potencial para o cinema.
“Há tanto interesse que os livros estão sendo vendidos à medida que as histórias se desenvolvem”, disse Karyn Marcus, editora executiva da Grand Central Publishing, que editará “Breaking Twitter” de Mezrich. Mesmo que a história do Twitter não esteja completa quando Mezrich terminar seu manuscrito, haverá desenvolvimentos convincentes suficientes e movimentos decisivos para os leitores se interessarem, disse ela.
Em abril de 2022, Elon Musk se ofereceu para comprar o Twitter, e adquiriu o controle da companhia em outubro, após muitas polêmicas e uma quase desistência da compra. “Elon Musk é um dos personagens mais complexos de nosso tempo”, disse Mezrich. Ele disse que seu próximo livro abordará “o choque cultural entre a direita e a esquerda, mas também sobre o que significa liberdade de expressão”.
Mezrich é conhecido por sua habilidade de escrever e fornecer informações rapidamente sobre eventos atuais. Seu livro sobre a GameStop, “The Antisocial Network”, foi escrito com a história ainda se desenvolvendo no começo de 2021, e publicado em setembro deste ano. Uma versão para o cinema, intitulada “Dumb Money” e dirigida por Craig Gillespie, já está em estágio de pós-produção.
Apesar da rapidez, Mezrich terá competição. Walter Isaacson, autor de biografias best-sellers sobre Steve Jobs, Benjamin Franklin e Leonardo da Vinci, disse que está trabalhando em uma biografia de Elon Musk. O livro será publicado pela Simon & Schuster da Paramount Global, disse Amanda Urban, sua agente literária.
O repórter de tecnologia da Bloomberg, Kurt Wagner, que no início deste ano vendeu uma biografia do cofundador do Twitter Jack Dorsey para a Atria Books, disse em uma entrevista que o projeto de seu livro evoluiu desde a aquisição do Twitter por Musk. “Definitivamente, pretendo relatar extensivamente sobre a aquisição Elon-Twitter”, disse Wagner, que escreve sobre o Twitter desde 2013.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!