Arqueólogos encontram munições de 2 mil anos com nome de deuses gregos

As munições encontradas em Yavne, no Israel, pelos arqueólogos são feitas de chumbo e possuem mais de 2 mil anos de idade
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 14/12/2022 10h13, atualizada em 14/12/2022 20h48
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na cidade de Yavne, em Israel, arqueólogos encontraram munições com mais de 2 mil anos de idade. De um lado aparecem inscrições com nome dos deuses gregos Héracles (Hércules) e Hauronas, já do outro lado está inscrito “vitória”. Provavelmente as munições eram usadas em baladeiras, um tipo de estilingue.

Acredita-se que as munições podem ter sido usadas na guerra dos asmoneus. Elas datam de cerca do século 2 a.C, período em que os gregos ocupavam a região do atual Israel. As inscrições nas balas feitas de chumbo e com 4,4cm provavelmente prenunciavam a vitória.

“As balas de chumbo, anunciando a vitória iminente dos deuses pagãos de Yavne, são evidências tangíveis de uma batalha feroz que ocorreu na cidade israelense naquela época” aponta Pablo Betzer e Daniel Varga, diretores da escavação em resposta ao jornal israelense The Jerusalem Post.

Yulia Ustinova, da Universidade Ben-Gurion, do Negev, acredita que as inscrições representaram um papel importante nas batalhas. “Transmitem uma mensagem de união dos guerreiros com o objetivo de levantar os ânimos, assustar o inimigo, ou para energizar magicamente a própria munição de estilingue” explica a pesquisadora.

Leia mais:

Outras munições com inscrições

Ustinova também aponta que poucas munições de chumbo inscritas foram encontradas em Israel. Além das encontradas em Yavne, esse tipo de bala só foi encontrado em Tel Tanninim, perto de Cesaréia, e em Dor, perto de Zichron Yaakov. 

A prática de munição inscrita já foi observada desde o século 5 a.C e estende-se até a atualidade. Na 2ª Guerra Mundial as tropas estadunidenses lançaram bombas no período de Páscoa com “Feliz feriado, Hitler” pintado. Em 2015, após os ataques terroristas que aconteceram na França, os franceses dispararam mísseis contra o Estado Islâmico sírio com a inscrição “De Paris com amor”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.