Fintechs mostram resiliência à crise e apostam em aquisição de novos usuários no Brasil

Fintechs brasileiras mostraram resiliência à crise apesar do atual cenário econômico instável
Por Redação, editado por André Lucena 14/12/2022 22h00
O que é fintech
O que é fintech / Imagem: Wright Studio / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

*Por Deborah Urbach Malheiro

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Não é novidade para ninguém que desde que surgiram no Brasil, as fintechs facilitaram a vida das pessoas, especialmente por promover a democratização de serviços financeiros para diferentes perfis. Como resultado da boa aceitação entre os públicos, apesar do cenário econômico instável que estamos encarando há alguns meses, as fintechs brasileiras demonstraram resiliência à crise ao continuarem crescendo! 

Esse crescimento pode ser atribuído, ainda, ao aumento da  demanda do novo consumidor por serviços financeiros digitalizados como pagamentos online, cartões de crédito, serviços bancários e transferências (PIX) que, por sua agilidade e eficácia, melhoram a experiência entre os usuários. Em uma pesquisa recente, publicada pelo Inside Venture Capital, da plataforma Distrito, somente em outubro, mais de US$ 376 milhões foram levantados em 54 rodadas de investimentos realizadas para empresas deste segmento.

Apesar dos bons indicadores já conquistados nos últimos anos, as fintechs têm buscado apostar na aquisição de novos clientes, além de novas formas para rentabilizar sua base de usuários. As fintechs têm em comum o pioneirismo de entrar em um mercado sub-atendido usando a receita certa, desta forma, o desafio é crescer e gerar rentabilidade em um cenário de retomada pós-crise.  Um indicador que evidencia o atual momento, é que a maior parte das fintechs financia as atividades com recursos dos próprios usuários, de acordo com estudo da consultoria PwC Brasil, portanto, expandir e aprimorar a base se torna ainda mais fundamental. 

Neste sentido, grandes players estão cada vez mais concentrados em adotar e desenvolver estratégias alinhadas à inovação, com produtos, parcerias e principalmente, publicidades assertivas e mensuráveis para melhorarem sua posição e se destacarem no mercado, especialmente em um setor tão diverso e aquecido, quanto o de fintechs. 

Atualmente, temos disponíveis no mercado um leque de possibilidades dentro do ambiente da publicidade, mas as startups financeiras precisam identificar como anunciar de maneira assertiva. Trabalhando como Líder de Vendas do SHAREit, eu vejo a eficácia das plataformas publishers em possibilitar que as marcas alcancem seu público sem precisar da intermediação de alto custo que as formas mais tradicionais proporcionam. Isso possibilita desenvolver uma variedade de anúncios criativos dentro de apps, como, por exemplo, no feed; em vídeo; em pop ups na home page e outros, auxiliando na amplificação de uma mensagem e gerando mensurações úteis para o departamento de marketing entender como obter melhores resultados em suas próximas campanhas in-app.

Construir confiança, transmitir transparência e gerar credibilidade são importantes checkpoints para as fintechs, especialmente as aspirantes no mercado,  que ainda não consolidaram uma reputação de marca. Ao observar os dados da pesquisa da Mambu, notei que 90% das pessoas buscam recomendações antes de decidir sobre seu banco.

Todo este contexto evidencia a necessidade de, além da empresa construir uma efetiva presença de anúncios em plataformas digitais, construir uma base forte por meio das novas formas de marketing, dado que as experiências do usuário são motivadores poderosos de recomendações de tecnologia financeira. Este pode ser um ponto-chave para a diferenciação entre fintechs para o consumidor brasileiro e a conquista dos objetivos neste mercado.

* Deborah Urbach Malheiro é líder de vendas para LATAM do SHAREit

Imagem: Wright Studio / Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Ícone tagsTags: