A Central de Protesto do Estado de São Paulo (Cenprot-SP), agora integra o GOV.BR. Serviços de 420 cartórios paulistas estarão disponíveis através da ferramenta do governo federal.

Com a novidade os cidadãos poderão usar a plataforma para acessar consultas, emitir autorizações, solicitar cancelamento e obter certidões sobre dívidas e inadimplências protestadas.

publicidade

Leia mais:

Aplicativo Gov.br
(Imagem: Karoline Albuquerque/Olhar Digital)

“Agora, de forma segura e gratuita, a partir do uso da assinatura GOV.BR, o usuário tem acesso a novos serviços pela internet”, disse Hudson Mesquita, coordenador-geral de Plataformas de Identidade Digital da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

publicidade

De acordo com o Ministério, a adição deve beneficiar mais de 1,2 bilhão de usuários registrados. A Cenprot-SP passará a aceitar o login do GOV.BR.

Conforme explica José Carlos Alves, presidente do Instituto de Protesto de Títulos de São Paulo (IEPTB/SP), a mudança tornará os serviços dos cartórios mais acessíveis para grande parte da população:

publicidade

“Anteriormente, para usar os serviços online dos cartórios de protesto o cidadão precisava ter um e-CPF, que é um certificado caro e ainda pouco acessível para grande parte da população. A parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia facilita a vida do usuário e nos integra aos mais de 4 mil serviços do GOV.BR”.

O Avise-me Cenprot-SP, que notifica os cidadão sobre qualquer tipo de protesto nos 420 cartórios paulistas, será o primeiro serviço integrado ao GOV.BR. Para o próximo semestre é previsto que o serviço possa servir para negociação de dívidas.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!