(Imagem: Marco Tulio/Shutterstock)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os municípios brasileiros devem começar a receber o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. De acordo com a agência, a decisão foi tomada após reunião realizada nesta quarta-feira (14) junto ao Gaispi.
A decisão ocorreu devido à Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) ter iniciado nos municípios a limpeza da faixa, ao realizar a migração do sinal das antenas parabólicas de TV aberta que utilizavam a banda C – agora utilizada pelas redes 5G – para banda Ku.
Leia mais:
Para o sinal da rede 5G começar a funcionar efetivamente nas capitais, ainda é preciso a instalação de estações. A Anatel lembra que os compromissos de cobertura da nova rede móvel previstos no Edital começam a vencer em 2025, dessa forma a instalação antecipada das redes de frequência 3.5GHz dependem do planejamento de cada prestadora.
Dos 15 municípios que a Anatel liberou, seis contam com uma população de 500 mil habitantes e a faixa 3.5GHz deve começar a operar a partir de 1 de janeiro:
As outras nove capitais que tiveram o sinal liberado mas sem data prevista, são:
Conforme a previsão do edital da Anatel e Gaispi, outras 20 capitais já tinham previsão para começarem a operar a partir de 1º de janeiro. Confira a lista:
Segundo a Anatel, as próximas reuniões com o Gaispi devem decidir mais cidades que podem antecipar a liberação do uso da faixa 3.5GHz.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de dezembro de 2022 21:06