Um lote de espinafre causou uma onda de alucinações e hospitalizações na Austrália. Segundo informações do O GLOBO, até o momento, 50 pessoas relataram terem passado mal com o produto da empresa Riviera Farms. Dessas, 17 precisaram de ajuda médica. 

Além do delírio, outros sintomas relatados foram batimentos cardíacos acelerados, visão turva, febre, pupilas dilatadas e boca seca. De acordo com a Riviera Farms, responsável pela produção, o vegetal foi contaminado por algum tipo de erva, um “contaminante acidental”. 

publicidade

Leia mais! 

“Não há nenhum indicativo e, até onde sabemos, nenhuma possibilidade de que quaisquer outros produtos tenham sido afetados por esta erva”, afirmou a empresa em nota. 

publicidade
Imagem: shutterstock/7713 Photography

Autoridades sanitárias de New South Wales alertaram que nenhum pacote de espinafre da marca com data de validade até o dia 16 de dezembro é seguro para consumo, portanto, “devem ser jogados fora”. Amostras do produto foram coletadas e serão submetidas a exames de laboratório para confirmar o que causou a contaminação. 

“Ninguém morreu, então estamos muito felizes com isso e esperamos que continue assim, mas essas pessoas estão muito doentes”, disse o Dr. Darren Roberts, diretor médico do Centro de Informações sobre Venenos de NSW. 

publicidade

Versátil e podendo ser consumido de diversas formas (cru, cozido, em sucos, etc.), o espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele possui também potássio, magnésio, cálcio e ferro, que ajudam na regulação da pressão arterial e no combate a anemia. Entre seus outros benefícios está o auxílio contra doenças cardiovasculares, além da regulação dos níveis de açúcar, preservação da saúde dos ossos, olhos e cérebro e ainda o retardo do envelhecimento. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!