Netflix: plano de assinatura com anúncios tem início lento

Um levantamento indicou que o recente plano Básico com Anúncios da plataforma obteve apenas 9% dos novos assinantes estadunidenses
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 21/12/2022 11h41
shutterstock-acesso-antecipado-netflix-streaming
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No mês passado, a Netflix lançou o plano de assinatura Básico com Anúncios e entrou de vez no mercado de propagandas. Por outro lado, o início do novo modelo está sendo relativamente moroso, ao menos nos EUA.

De acordo com os dados levantados pela empresa de análise Antenna, somente 9% dos novos assinantes estadunidenses da plataforma optaram pelo recente plano de assinatura. Para efeitos de comparação, a concorrente HBO Max disponibilizou um plano semelhante em 2021 e recebeu 15% de novas inscrições para o nível naquele período.

Leia mais:

Na última semana, o portal Digday informou que a Netflix chegou a devolver uma quantia aos anunciantes após não cumprir as garantias de audiência em até 20%. Nesse sentido, o recente modelo da plataforma de streaming indica mais uma evidência de um começo devagar do serviço de transição.

No entanto, a Netflix contesta os números da Antenna, baseados em dados de consumidores de terceiros. Segundo um porta-voz da empresa, é preciso esperar algum tempo para avaliar com mais precisão o plano Básico com Anúncios.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

“Ainda é muito cedo para nosso plano de suporte a anúncios e estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento, bem como com o desejo dos anunciantes de fazer parceria com a Netflix”, disse o porta-voz, em comunciado ao The Wall Street Journal.

Além disso, o novo modelo de anúncios é um pensamento que envolve o futuro a longo prazo da Netflix, com uma construção que deve ser, de fato, mais lenta. “O que lançamos no início foi basicamente seis meses depois de anunciarmos que estávamos fazendo um lançamento com anúncios”, disse Jeremi Gorman, presidente mundial de publicidade da plataforma, em conversa com o Digday.

“Acho que os maiores obstáculos serão, na verdade, uma tentação de correr para aquela experiência perfeita sem estabelecer essa base primeiro. Acho muito importante que continuemos comprometidos em acertar as coisas, como medição, entrega, todos esses itens básicos”, explica Gorman.

Por mais de uma década, a Netflix se estabeleceu no mercado como um serviço apenas por assinatura e agora procura seguir uma tendência atual de concorrentes. No levantamento da Antenna, é possível observar que boa parte dos assinantes do Paramount+ e de outras plataformas dos EUA, como a Hulu e Peacock, são inscritos em planos de anúncios.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.