A Oppo anunciou nesta semana que oferecerá quatro novas versões de Android para alguns smartphones de 2023. A novidade é muito elogiada, pois segue a Samsung com a mesma promessa e tenta aliviar a sensação de abandono que algumas marcas ainda aplicam em consumidores fiéis.

Com o crescente preço de smartphones no Brasil e também no restante do mundo, ficar com o celular por mais tempo acaba aparecendo como única opção viável. No Android ainda não existe consenso sobre quanto tempo o aparelho seguirá recebendo novidades, mas algumas marcas estão aumentando a política de atualizações e a mais recente delas é a chinesa Oppo.

publicidade

Leia mais:

Oppo A58x 5G
Oppo A58x 5G / Divulgação: Oppo

A marca asiática aproveitou a entrega da do ColorOS 13 para anunciar a promessa de entregar quatro grandes atualizações do Android para alguns de seus aparelhos que ainda serão lançados no ano que vem. Isso significa que se o celular é anunciado com o Android 13, ele será atualizado ao menos até o Android 17.

publicidade

Oppo deixa celulares seguros por mais tempo

Outro ponto importante do anúncio está no tempo para entrega de correções de segurança, agora em cinco anos. Com isso, quem escolhe ficar com o aparelho por mais tempo, ou não pode trocar com tanta frequência como desejaria, acaba garantindo proteção contra hackers e soluções para fechar brechas encontradas no sistema operacional por bastante tempo.

A parte menos animadora é que a nova política de atualizações envolve apenas aparelhos lançados a partir de 2023 e a Oppo sequer disse quais serão eles. Geralmente este cuidado tende a ser maior em modelos mais caros, passando para intermediários no decorrer dos anos.

publicidade

Este foi o caminho trilhado pela Samsung, que começou faz pouco tempo. Atualmente ela entrega os mesmos quatro grandes updates para smartphones como os das famílias Galaxy S21, S22 e Z Flip e Fold 3 e 4. Em 2020 a empresa coreana já aumentou a política de atualizações e hoje ela é generosa até com modelos das linhas A e M, inclusive para celulares mais simples ou de entrada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!