O trojan bancário voltado para dispositivos Android e batizado de Godfather está sendo utilizado para realizar ataques em instituições bancárias de todo o mundo. Ao todo foram identificados mais de 400 aplicativos bancários em 16 países.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança cibernética, Group-IB que identificou o trojan pela primeira vez em junho de 2021. Conforme relatam os pesquisadores, o Godfather é capaz de roubar credenciais bancárias e de exchanges de criptomoedas.

publicidade

Leia mais:

(Imagem:Alexander Limbach/ Shutterstock)

A lista de empresas afetadas inclui 49 dos Estados Unidos, 31 da Turquia e 30 da Espanha. Instituições do Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Polônia também foram afetadas.

publicidade

“Curiosamente, Godfather poupa usuários em países pós-soviéticos. Se as preferências do sistema da vítima em potencial incluírem um dos idiomas dessa região, o cavalo de Tróia será encerrado. Isso pode sugerir que os desenvolvedores do Godfather usam o idioma russo”, disse o Godfather.

Ao todo as vítimas do trojan bancário, inclui 215 bancos internacionais, 94 carteiras de criptomoedas e 110 plataformas de troca de criptomoedas (exchanges).

publicidade

Os pesquisadores identificaram que o trojan utiliza web fakes, páginas falsas criadas sobrepostas em aplicativos legítimos. Essas páginas aparecem após o usuário clicar em notificações falsas nos aplicativos afetados pelo Godfather.

Confira outras práticas do Godfather apontadas pelo Group-IB:

publicidade
  • Gravando a tela do dispositivo da vítima
  • Estabelecendo conexões VNC
  • Iniciando keyloggers
  • Exfiltração de notificações push (para ignorar a autenticação de dois fatores); versões anteriores do cavalo de Tróia também exfiltraram mensagens SMS
  • Encaminhamento de chamadas (para ignorar a autenticação de dois fatores)
  • Executando solicitações USSD
  • Envio de mensagens SMS de dispositivos infectados
  • Iniciando servidores proxy
  • Estabelecendo conexões WebSocket (adicionado à nova versão de setembro de 2022 do Godfather)

A empresa de cibersegurança ainda observa que o Godfather é baseado em um trojan bancário já conhecido, o Anubis:

“Os desenvolvedores do Godfather usaram o código-fonte do Anubis como base e o modernizaram para versões mais recentes do Android, adicionando recursos relevantes e removendo outros, como criptografia de arquivos.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!