Um funcionário do alto escalão do governo da Alemanha disse, nesta quinta-feira (22), que a Comissão Europeia deveria supervisionar o Twitter junto com as outras grandes empresas de tecnologia que são acompanhadas de perto.

De acordo com Sven Giegold, secretário de Estado responsável pela política de concorrência no Ministério da Economia da Alemanha, os erros frequentes do Twitter sob a gestão de Elon Musk podem representar uma espécie de ameaça à liberdade de expressão. Um dos exemplos disso é a suspensão de contas de jornalistas que aconteceu recentemente. 

publicidade

Leia também!

Giegold enviou uma carta a dois comissários europeus pedindo que a União Europeia inicie uma investigação com intuito de impedir o “comportamento anticompetitivo” da rede social de Musk.

publicidade

“Termos e condições gerais que mudam quase a cada hora, justificativas erráticas para restrições extensas de links e bloqueio de jornalistas ameaçam a liberdade de concorrência e representam um risco à liberdade de expressão, informação e imprensa”, escreveu o secretário alemão. 

Giegold explicou que o Twitter não é tido como uma plataforma digital dominante por sua receita ser muito baixa, porém, a rede social exerce uma “grande influência na formação da opinião pública em todo o mundo e também na Europa”. 

publicidade
Imagem: Shutterstock

“No que diz respeito ao Twitter e aos últimos desenvolvimentos: O poder das grandes plataformas sobre o discurso público necessita das salvaguardas necessárias para que os direitos fundamentais sejam efetivamente protegidos”, afirma a Comissão Europeia. 

O Twitter não comentou o assunto.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!