Rios congelados são um cenário comum em algumas partes do mundo. No entanto, isso que foi visto na Escócia chamou a atenção até mesmo de quem já está acostumado com a região. “Panquecas de gelo” se formaram no rio Blanock, como consequência de uma recente mudança de temperatura no local.

As imagens foram compartilhadas pelo  gerente de projeto da Scottish Invasive Species Initiative (SISI), Callum Sinclair, que fez o registro no último dia 9 de dezembro. Um vídeo também mostra os discos no rio gelado.

publicidade

Especialistas acreditam que o fenômeno tenha sido criado devido às baixas temperaturas na região. O Reino Unido está experimentando a onda de frio mais severa desde 2010. Relatos de aparições semelhantes surgiram em um rio próximo de Glasgow, na Inglaterra.

“Panquecas de gelo” costumam se formar na região ao redor da Antártica. No entanto, já foram vistas também em regiões geladas dos EUA e do Canadá.

publicidade

O que são “panquecas de gelo”?

A formação dos discos tem algumas explicações. A primeira delas seria a colisão de placas de gelo umas com as outras devido às ondas e o agitamento do rio. Essa movimentação vai lentamente moldando a formação arredondada e, na medida que mais água ao redor da camada vai se congelando, mais perfeito o círculo fica.

Leia mais:

publicidade

No entanto, o rio em questão na Escócia tem águas bastante calmas, então a formação foi um pouco diferente. Nesse caso, as “panquecas de gelo” surgiram devido ao congelamento da espuma na superfície do rio.

Apesar de parecerem fortes discos maciços, essas panquecas na realidade são bastante frágeis e quebradiças. Com o tempo, o fenômeno deve começar a se dissolver.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!