As empresas que atuam no ramo de motocicletas estão focadas em encontrar soluções para melhorar a mobilidade urbana. Na Europa, por exemplo, a moda da vez é trocar os carros a combustão por veículos elétricos de duas rodas.

A espanhola Seat é uma das montadoras que está tirando proveito disso com a MÓ, sua nova linha de scooters elétricas que prometem “tornar seu deslocamento confortável, divertido e seguro”. A família composta por cinco modelos acaba de ganhar um novo membro voltado para os mais jovens: a Seat MÓ 50.

  • Equivalente a uma moto convencional de 50 cc, o veículo poderá ser pilotado por pessoas de 14 anos (dependendo da região) e será vendido em duas cores: Barcelona Grey (cinza) e Tarifa Blue (azul).
  • O irmão mais novo da mais completa MÓ 125 vem equipado com um motor elétrico que produz 4 kW (5,3 cv) de potência nominal e até 7,3 kW (9,8 cv) de potência de pico. 
  • A scooter pode atingir até 45 km/h, tornando-a bastante ágil para uso urbano.
  • Sua bateria é removível, possui 5,6 kWh e oferece um alcance surpreendente. Um teste oficial revela que a MÓ 50 pode percorrer até 172 km por carga usando o modo Eco.
  • A recarga em tomadas domésticas leva de seis a oito horas, diz a fabricante.
  • O condutor pode selecionar três modos diferentes de condução: City, Eco e Sport. O último permite atingir a velocidade máxima em 3,8 segundos. 
Imagem: Seat/Divulgação

Um toque interessante é que a Seat equipou a máquina de duas rodas com marcha à ré, facilitando na hora de sair de uma vaga ou qualquer outro espaço apertado. A frenagem também é fundamental, nesse sentido, a MÓ 50 possui discos dianteiros e traseiros ventilados e sistema de freios hidráulicos com regeneração de energia.

O garfo dianteiro e o amortecedor traseiro ajustável também ajudam a garantir um passeio mais confortável. Imagem: Seat/Divulgação

Por fim, o proprietário também encontrará alguns recursos tecnológicos a bordo. Os pilotos podem localizar a scooter e obter informações sobre rota de viagem usando um aplicativo no celular.

publicidade

O app da Seat também permite acompanhar em tempo real as emissões de CO₂ economizadas, a quilometragem total percorrida, além de enviar notificação em caso de roubo, bateria fraca ou sempre que houver necessidade de manutenção.

Veja também:

Suas duas portas USB ajudam a manter os eletrônicos carregados e também há uma função de partida sem chave que pode ligar, travar, destravar o veículo e até abrir o compartimento do assento usando o telefone. 

A produção da Seat MÓ 50 está prevista para começar em janeiro de 2023 e o lançamento está marcado para o primeiro trimestre do próximo ano. O preço e a disponibilidade em outros mercados ainda não foram confirmados pela marca.

Imagem principal: Seat/Divulgação

Via: Seat

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!