Dominada pelas principais empresas de tecnologia, a CES, que acontece anualmente em Las Vegas, também se tornou o palco favorito para as montadoras mostrarem suas últimas novidades e conceitos futuristas. 

Em 2023 não será diferente. É esperado que várias fabricantes de automóveis revelem novos carros elétricos e sistemas inteligentes na maior feira de tecnologia do planeta —  que acontecerá de 5 a 8 de janeiro. Uma startup também deve estrear oficialmente o seu primeiro carro voador movido a bateria. 

Para matar a curiosidade, separamos uma lista com os principais anúncios do meio automotivo programados para o evento.

Veja também:

publicidade

eVTOL

Em 2021, a Aska, uma startup de veículos elétricos, revelou um projeto para um veículo totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical que pode ser guiado como um carro e voar como um quadricóptero.

Um protótipo funcional em tamanho real está pronto para exibição pública na conferência.

Sistema baseado em realidade virtual

Em 2019, a alemã Audi confirmou que iria reforçar as experiências em realidade virtual nos seus carros, incluindo os games. Um novo sistema de entretenimento automotivo baseado em VR será apresentado na CES pela empresa e poderá ser testado pelos visitantes da feira.

Imagem: Audi/Divulgação

E os carros elétricos?

O BMW Vision Vehicle, um conceito de sedã elétrico, também pode marcar presença no evento. O veículo deve marcar a estreia de uma nova interface de usuário criada pela marca alemã para os seus carros, a Dee. 

Segundo um comunicado oficial da Stellantis, a Chrysler também apresentará novos detalhes sobre o desenvolvimento do seu primeiro carro elétrico de produção, o Airlflow, com lançamento previsto para 2025. Os últimos rumores apontam que uma nova versão do carro mais próxima da final será mostrada na CES 2023.

Chrysler Airlflow. Imagem: Stellantis/Divulgação

A Mercedes-Benz também fará anúncios sobre os seus planos de eletrificação e sistemas de assistência de direção voltados para o mercado norte-americano, além de um acordo com uma famosa “marca de entretenimento” ainda não revelada.

Já a Polestar, a marca de elétricos da Volvo, deve apresentar uma prévia de um avançado sistema de monitoramento de motoristas no Polestar 3.

Polestar 3. Imagem: Polestar/Divulgação

O sistema consiste em duas câmeras que rastreiam os movimentos dos olhos e pálpebras do condutor, bem como os movimentos da cabeça. O sistema emite alertas ao motorista e, em casos extremos, pode até parar o veículo sozinho.

Falando em Volvo, o novo SUV elétrico da marca sueca, o EX 90, também fará a sua estreia na América do Norte na CES. Programado para ser vendido nos EUA no início de 2024, o utilitário oferece 496 cavalos de potência, 480 km de alcance de deve sair por US$ 80 mil (R$ 423 mil na cotação atual).

Imagem: Ram/Divulgação

Uma picape da Ram totalmente elétrica também pode aparecer no evento, algo aguardado há mais de um ano. Chamada de Ram 1500 Revolution, o veículo finalmente deve estrear na forma de conceito na CES, mostrando uma prévia da futura versão de produção da caminhonete, além de números de potência, autonomia e capacidade do veículo.

Apesar de ainda não vender carros na América do Norte, a francesa Peugeot também estará presente em Las Vegas com um o Inception, um carro conceito que mostra uma nova linguagem de design que deve ser adotada pela montadora no futuro.

Sony Vision S. Imagem: Sony Honda Mobility/Divulgação

A Sony Honda Mobility, resultado de uma parceria firmada entre as gigantes japonesas Sony e Honda, também pode revelar mais novidades sobre o seu primeiro carro na feira. O modelo deve chegar ao mercado em 2026.

Imagem: Volkswagen/Divulgação

Por fim, a Volkswagen também não ficará de fora. Após apresentar o sedã conceito Aero em junho deste ano, a empresa deve anunciar a versão de produção do modelo em Las Vegas, o ID.7.

O novo membro da família ID deve ficar acima do ID.4 em termos de preço. Segundo a VW, o modelo será exibido camuflado, o que indica que provavelmente se trata de uma versão quase final do carro.

Imagem principal: CTA/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!