A onda de demissões da Amazon afetará cerca de 18 mil trabalhadores. Isso ultrapassa as informações divulgadas em novembro, de que a empresa pretendia reduzir sua força de trabalho em cerca de 10 mil postos. Segundo o CEO da empresa, Andy Jassy, a “maioria” das funções eliminadas serão nas organizações Amazon Stores e People, Experience e Technology.

Em setembro de 2022, a Amazon tinha 1,5 milhão de colaboradores. Em e-mail de Jassy para a imprensa, o executivo observa que “normalmente se espera para comunicar sobre esses resultados até que possamos falar com as pessoas diretamente afetadas”, mas que estava compartilhando a notícia pois “um de nossos colegas vazou essa informação externamente”. Ele também diz que os trabalhadores afetados iriam descobrir a partir de 18 de janeiro, segundo o The Verge.

publicidade

Leia mais:

Nos últimos meses, a Amazon disse ter demitido algumas equipes, mas não haviam divulgado o número exato. O CEO disse que ainda haveria “mais reduções de cargos à medida que os líderes continuassem fazendo ajustes” em 2023, mas a empresa não especificou as posições afetadas. 

publicidade

Outubro de 2022 foi um ótimo mês para a empresa, já que ela voltou a ter um crescimento de dois dígitos em suas vendas, devido ao seu “maior evento Prime Day de todos os tempos”. Além disso, prometeu um processo constante de crescimento de seus números a investidores.

amazon
Imagem: Shutterstock

Porém, no dia 3 de janeiro, a gigante informou à SEC que contraiu um empréstimo de US$ 8 bilhões para ser usado para “fins corporativos gerais”. A empresa diz que está “trabalhando para apoiar aqueles que são e serão afetados e está fornecendo pacotes que incluem pagamentos extras, benefícios de seguro de saúde e suporte externo para recolocação de colaboradores”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!