A AMD aproveitou seu espaço dentro da CES 2023 para anunciar a chegada oficial dos processadores Ryzen 7000 para notebooks. O modelo mais potente do novo pacote de chips é o Ryzen 9 7945HX com 16 núcleos, 32 threads e pode alcançar os 5,4 GHz se a tarefa (ou jogo) demandar tudo isso – bye bye bateria nesse momento.

Assim como a Intel faz, a AMD quer um espaço para chamar de seu quando o consumidor escolhe um notebook que custa pouco, ou então quando ele quer jogar com o maior desempenho possível, beirando o que consegue um desktop e sua fome quase infinita por energia.

publicidade

Leia mais:

Nova série Ryzen 7000 para notebook (Imagem: divulgação/AMD)
Nova série Ryzen 7000 para notebook (Imagem: divulgação/AMD)

A nova linha Ryzen 7000 promete entregar estes dois desejos e um monte de partes intermediárias dos dois extremos. Na ponta mais econômica o 7020 utiliza a arquitetura Zen 2 e entrega quatro núcleos com oito threads, trabalhando com LPDDR5 para RAM e em litografia de 6 nanômetros. Já no topo fica o Ryzen 9 7945HX, com TDP entre 55 e 75 watts, 80 MB de cache e 16 núcleos, com 32 threads.

publicidade

AMD diz que Ryzen continua acima dos Intel Core

O trabalho deste chip é manter o bom desempenho da AMD quando comparada com a Intel nos últimos anos, especialmente para a recente linha HX do lado azul da briga. O topo do consumo energético em 75 watts também deixa explícito que este modelo deve manter a fome por elétrons lá no teto, em detrimento de qualquer autonomia da bateria.

A AMD diz que o Ryzen 9 7945HX é 78% mais rápido quando comparado com a geração anterior no benchmark do Cinebench. Olhando para a Intel, o novo chip apresentado agora na CES 2023 é 169% mais veloz para encodar vídeos no Handbrake e 75% mais ágil no render do Blender.

publicidade
AMD Ryzen série 7045 (Imagem: divulgação/AMD)
AMD Ryzen série 7045 (Imagem: divulgação/AMD)

Claro que este chip estará nos mais caros e potentes notebooks do mercado, mas a AMD reservou a série 7040 para quem quer algo ainda potente, mas sem bolso tão fundo. Ele traz uma engine para inteligência artificial chamada Ryzen AI, com a fabricante garantindo que sua solução é 50% mais eficiente do ponto de vista de consumo de energia, quando comparado com o chip Apple M2.

Outro ponto importante da série Ryzen 7040 está no consumo de energia. A AMD garante que ele pode oferecer até 30 horas de reprodução de vídeo

publicidade

Para quem busca uma solução menos robusta e mais portátil, as séries 7030 e 7035 podem trabalhar com apenas 15 watts e alcançam até oito núcleos com 16 threads para o Ryzen 3 7730U. Trabalham com arquitetura Zen 3, litografia de 7 nanômetros e podem ter LPDDR4 ou LPDDR5 – também para menor consumo energético.

Dell, Lenovo e Asus trarão chips AMD fortes

Se você tem bolso largo e quer saber quais serão os primeiros fabricantes com chip forte da AMD, saiba que os Alienware M16 e M18 da Dell, o ROG Strix da Asus e o novo Lenovo Legion estão na primeira fileira. Eles devem chegar ao público já em fevereiro

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!