A marca espanhola OWO levou para a CES 2023 um par de mangas gamer que quer tentar dar ainda mais imersão para jogos de realidade virtual. Chamada de Haptic Sleeves, a vestimenta insere motores dentro do tecido para entregar resposta tátil para o game que o jogador está curtindo naquele momento.

A ideia é mais ou menos assim: você veste as mangas da empresa e coloca qualquer camisa por cima (ou não coloca nada e sobrevive melhor aos dias quentes do nosso verão), para então entrar em jogo de realidade virtual (ou não) onde o controle responde ao game, assim como a manga.

Leia mais:

“No lugar de apenas experimentar passivamente o mundo virtual, seus braços receberão todas as sensações e, se você quiser, se moverão involuntariamente, adicionando um componente imersivo para todos os ambientes virtuais”, diz a OWO em seu site.

publicidade

Manga gamer utiliza Bluetooth e bateria

Para evitar problemas com fios, as mangas utilizam Bluetooth 5.2 para receber os comandos do jogo. Eles podem tensionar os braços para passar a sensação quando o jogador puxa a corda de um arco, ou então a sensação de pancada em um título de luta, ou sentir o recuo do disparo de uma arma em um game de tiro em primeira pessoa.

Além de realidade virtual com a fonte no PC, as mangas podem tirar proveito de um aplicativo para Android e iOS, levando a mesma imersão para títulos rodando em smartphones ou mesmo em um tablet. Jogos comuns também podem emitir as sensações.

A bateria das mangas segura uma jogatina por até oito horas seguidas, a mesma autonomia de outro produto da OWO e que é uma camisa inteira com a mesma proposta, anunciada em outubro do ano passado. Em ambos os casos a recarga do componente acontece por cabo USB-C e o usuário pode remover a parte energizada para recarga em outro local, além de poder lavar as mangas e a camisa com segurança.

As mangas contam com lycra no tecido para ajudar na elasticidade e pesam aproximadamente 180 gramas. A lista de jogos compatíveis com o sistema inclui CS:GO, PUBG, World of Tanks, World of Warships, Fortnite, League of Legends, Valorant e Rocket League.

A OWO não divulgou preço e nem mesmo data de lançamento para a manga gamer, mas a camiseta já pode ser comprada na Europa por 399 euros, ou cerca de R$ 2,2 mil.

Via: OWO.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!