O serviço Uber Moto anunciado na última quinta-feira (5) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro recebeu uma suspensão pela capital paulista. De acordo com a prefeitura, será criado um grupo de trabalho que vai analisar a viabilidade e segurança do serviço na cidade.

A decisão de suspender o serviço de transporte por moto na cidade aconteceu durante uma reunião do Comitê Municipal de Uso Viário (CMUV), acompanhada por representantes da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da Uber.

publicidade

Leia mais:

Vale a pena assinar Uber Pass?
(Imagem: Alexander_Evgenyevich / Shutterstock)

Na ocasião, o comitê pediu que a apresentação a empresa uma proposta formal de prestação de serviço com detalhes sobre a segurança para passageiros e motoristas.

publicidade

Anteriormente a prefeitura já havia anunciado que notificaria a Uber sobre a suspensão do serviço na capital.

“O CMUV (Comitê Municipal de Uso do Viário) entrará em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou à prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade”.

publicidade

O Prefeito do Rio de Janeiro também anunciou que iria suspender o Uber Moto na capital alegando que o serviço prejudicaria mototaxistas.

Após as capitais anunciarem a intenção de suspender o serviço, a Uber lembrou em comunicado que já oferece viagens de moto desde novembro de 2020 no Brasil.

publicidade

“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido” disse a empresa em comunicado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!