Google revela detalhes sobre punições por problemas de conteúdo

A equipe do buscador respondeu perguntas sobre penalizações envolvendo conteúdo de baixa qualidade ou spam
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 09/01/2023 14h30, atualizada em 10/01/2023 11h22
google-unsplash
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, o Google ofereceu informações aos usuários envolvendo os conteúdos que o buscador costumar mostrar nos resultados de pesquisas. Um dos detalhes comentados se relacionava com o tempo necessário para um site se recuperar de penalizações de conteúdo através do algoritmo da empresa.

Respostas do Google sobre a qualidade de conteúdo do site:

  • Uma das perguntas foi sobre o quanto seria necessário atualizar o conteúdo de um site após uma punição por algoritmos do Google;
  • De acordo com a empresa, em ações algorítmicas, a equipe pode levar meses para reavaliar o site novamente e determinar que não há conteúdo superficial ou spam;
  • Além disso, o Google reforça a necessidade de excluir conteúdos de baixa qualidade ou spam que possam ter sido produzidos anteriormente.

As respostas vieram por meio de uma edição do “Google SEO Office Hours”, uma série de vídeos em áudio que a empresa faz pelo YouTube falando sobre a otimização de resultados e conteúdos de sites. As gravações são mensais e as perguntas sobre as buscas do Google são respondidas pela equipe do buscador.

Leia mais:

Por outro lado, a empresa não informou se uma mensagem ou notificação de aviso seria enviada ao editor de um site sobre a punição por conteúdo ou spam. Outro detalhe a ser ressaltado é que a pergunta do usuário não deixa claro se a pessoa, de fato, sabe da punição ou está somente sugerindo que isso possa ter ocorrido com a página dela.

Em outro momento do vídeo, outro questionamento envolvia a violação das diretrizes do Google, incluindo a política sobre conteúdo superficial. Segundo a equipe, os sites que não seguirem as condutas necessárias podem ser removidos do índice de busca e ter os anúncios desativados.

Informações via Search Engine Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.