Embora pareça impensável acordar de ressaca e ter disposição suficiente para enfrentar uma atividade física, exercícios aeróbicos leves podem, sim, ajudar a aliviar sintomas de ressaca, como dores de cabeça, náuseas, vertigem e fadiga.
É o que afirma o médico do esporte e endocrinologista Guilherme Renke. Segundo o especialista, o treino vigoroso pode piorar o quadro devido à sudorese, que intensifica a desidratação, à vasodilatação e ao aumento da frequência cardíaca. No entanto, o exercício aeróbico leve ajuda a promover benefícios pela liberação de endorfina, dopamina e adrenalina, hormônios que ajudam a aliviar a sensação de cansaço e contribuem para o bem-estar.
Leia mais!
- Intoxicação ocular: Anvisa suspende venda de pomada para modelar e trançar cabelos
- Roberto Dinamite: entenda o câncer de cólon, doença que matou o ex-jogador
- Verão aumenta contaminação por lente de contato; confira regras de uso
Por que temos ressaca?
As duas principais causas para os sintomas de ressaca são: desidratação e excesso de acetaldeído, substância tóxica produto do etanol; a bebida alcoólica causa sobrecarga no fígado para expulsar o composto e todo o álcool do sangue.
Entre as opções para tentar evitar ou amenizar a ressaca no outro dia, estão: beber água enquanto estiver ingerindo bebidas alcoólicas e não beber de estômago vazio. Alguns também mencionam a mistura de bebidas, o ideal é não combinar diversos tipos, como cervejas, whisky e gins.
Conforme o personal trainer Matheus Sarria, há também três exercícios de alongamento que podem ajudar caso as dicas acima não tenham sido seguidas ou não tenham surtido efeito. Confira abaixo!
- Alongamento de pescoço;
- Escorpião isometria;
- Rotação dos braços.
Além deles, o educador físico também destaca benefícios com a caminhada e a pedalada. Em caso de ressaca, ele pontua que não se realize nenhum treino desgastante como musculação, corrida e crossfit, para evitar lesões. O jeito certo de se exercitar nesses momentos é realizar movimentos de relaxamento, como alongamento e yoga e outros.
“Depois de beber, se o aluno já estiver se sentindo bem, pode fazer atividade física, porém com moderação. Caminhada, passear de bicicleta, alongamentos, yoga e exercícios de mobilidade são os mais recomendados para quem está se recuperando da ressaca”, afirma.
Para evitar a piora dos sintomas, Renke acrescenta que a hidratação corporal é mais uma solução, especialmente com fluidos ricos em eletrólitos. Bebidas isotônicas esportivas demonstraram ser mais eficazes do que apenas a água, e a água de coco também é uma alternativa natural para auxiliar na reidratação.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!