Embora pareça impensável acordar de ressaca e ter disposição suficiente para enfrentar uma atividade física, exercícios aeróbicos leves podem, sim, ajudar a aliviar sintomas de ressaca, como dores de cabeça, náuseas, vertigem e fadiga.  

É o que afirma o médico do esporte e endocrinologista Guilherme Renke. Segundo o especialista, o treino vigoroso pode piorar o quadro devido à sudorese, que intensifica a desidratação, à vasodilatação e ao aumento da frequência cardíaca. No entanto, o exercício aeróbico leve ajuda a promover benefícios pela liberação de endorfina, dopamina e adrenalina, hormônios que ajudam a aliviar a sensação de cansaço e contribuem para o bem-estar. 

publicidade

Leia mais! 

Por que temos ressaca? 

As duas principais causas para os sintomas de ressaca são: desidratação e excesso de acetaldeído, substância tóxica produto do etanol; a bebida alcoólica causa sobrecarga no fígado para expulsar o composto e todo o álcool do sangue.  

Entre as opções para tentar evitar ou amenizar a ressaca no outro dia, estão: beber água enquanto estiver ingerindo bebidas alcoólicas e não beber de estômago vazio. Alguns também mencionam a mistura de bebidas, o ideal é não combinar diversos tipos, como cervejas, whisky e gins.

ressaca e doneça de hodgkin
Imagem: shutterstock/New Africa

Conforme o personal trainer Matheus Sarria, há também três exercícios de alongamento que podem ajudar caso as dicas acima não tenham sido seguidas ou não tenham surtido efeito. Confira abaixo! 

  1. Alongamento de pescoço; 
  1. Escorpião isometria; 
  1. Rotação dos braços. 

Além deles, o educador físico também destaca benefícios com a caminhada e a pedalada. Em caso de ressaca, ele pontua que não se realize nenhum treino desgastante como musculação, corrida e crossfit, para evitar lesões. O jeito certo de se exercitar nesses momentos é realizar movimentos de relaxamento, como alongamento e yoga e outros. 

“Depois de beber, se o aluno já estiver se sentindo bem, pode fazer atividade física, porém com moderação. Caminhada, passear de bicicleta, alongamentos, yoga e exercícios de mobilidade são os mais recomendados para quem está se recuperando da ressaca”, afirma. 

Para evitar a piora dos sintomas, Renke acrescenta que a hidratação corporal é mais uma solução, especialmente com fluidos ricos em eletrólitos. Bebidas isotônicas esportivas demonstraram ser mais eficazes do que apenas a água, e a água de coco também é uma alternativa natural para auxiliar na reidratação. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!