App premiado na CES 2023 tem IA que reconhece doenças em animais de estimação

O app utiliza inteligência artificial para identificar problemas na pele do animal de estimação, nos olhos e até nas juntas
Por André Fogaça, editado por Rodrigo Mozelli 09/01/2023 17h08, atualizada em 10/03/2023 11h17
TTCare (Imagem: divulgação/TTCare)
TTCare (Imagem: divulgação/TTCare)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma empresa chamada AI FOR PET foi premiada pela CES 2023 por ter lançado um app capaz de analisar a pele e olhos dos animais de estimação. Com o nome de TTCare, a solução funciona em Android e no iPhone, tirando proveito de inteligência artificial própria para analisar as fotos dos bichinhos e assim sugerir qual é o problema encontrado.

O TTCare não é exatamente uma novidade, pois foi lançado em junho de 2022 nos Estados Unidos. De qualquer forma, o time de jurados da CES 2023 analisou produtos e serviços presentes no mercado e premiou alguns deles que podem nem estar presentes dentro da feira com um estande generoso.

Leia mais:

TTCare (Imagem: divulgação/TTCare)
TTCare (Imagem: divulgação/TTCare)

É o caso do TTCare, um aplicativo para saúde de animais de estimação com quatro patas, focado em identificar doenças e problemas de saúde. Ele utiliza inteligência artificial para analisar uma foto tirada do cachorro ou do gato. A solução criada pela empresa foca a busca por problemas de pele, nos olhos e nas juntas dos membros inferiores e superiores – este último é exclusivo para os cachorros.

App não substitui consulta com veterinário

Por enquanto a tecnologia de reconhecimento para imagens de animais está garantida em uma patente apenas na Coreia do Sul e o TTCare é focado no país asiático, mas pode ser baixado nos Estados Unidos e também na Alemanha.

A própria empresa também reforça que este tipo de avaliação por inteligência artificial não substitui a consulta com um médico veterinário. Para estes momentos, o TTCare entrega a possibilidade de auxílio remoto do especialista, como uma espécie de chamada de vídeo em reunião que você faz, sabe.

“Este cuidado preventivo permite um tratamento mais rápido para aumentar a longevidade e a qualidade de vida dos animais de estimação”, diz a empresa responsável pelo app em nota.

Via: CES.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.