Android 13 poderá ter ferramenta para migrar linha e converter chip físico em eSIM

Uma versão de testes do Android 13 para modelos de celular Pixel conta com ferramenta para migrar conta para um novo eSIM
André Fogaça10/01/2023 19h19, atualizada em 10/01/2023 19h20
Android 13
Android 13. Imagem: Daniel Constante/ Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google pode seguir os passos do iPhone e deve permitir troca rápida e fácil de eSIM no Android 13. O indício apareceu em uma atualização de software do sistema operacional ainda em estágio de testes, feita para quem tem um celular Pixel e com um assistente para alteração de conta de operadora.

Com o lançamento do iPhone 14 em versão apenas com eSIM para os Estados Unidos, a Apple também criou uma espécie de assistente para que uma conta de chip virtual seja transferida para o novo celular da marca – até de um chip físico. Este caminho ainda não é possível no Android 13, mas a situação deve mudar em breve.

Leia mais:

Foi o que descobriu Mishaal Rahman, que publicou a novidade em sua conta no Twitter. “Em breve você poderá transferir sua conta de um eSIM em celular antigo para um novo, ou converter um SIM card físico em um eSIM”, comentou.

Ferramenta pode estar em todo Android 13

Ele encontrou a ferramenta no Android 13 QPR2, dentro do SIM Manager do Google. A parte interessante é que Rahman diz que o recurso pode ser utilizado em dispositivos com o GMS ativado. Ele é o Google Mobile Services, pacote de serviços e aplicativos inseridos em todos os celulares vendidos com pagamento da licença do próprio sistema operacional – como os celulares dndroa Samsung, Motorola, Lenovo e de marcas chinesas nas versões vendidas para fora da China.

Com este assistente interno, o usuário poderá converter um SIM card físico para eSIM sem nem precisar ir até a operadora, ou iniciar o atendimento por telefone para que possa abandonar de vez o chip antigo.

Vale lembrar que este assistente pode depender da operadora liberar a funcionalidade no Brasil. No exterior eu já utilizei um chip virtual para cobertura de eventos, apenas baixando um aplicativo, pagando o valor do serviço e recebendo a linha no aparelho poucos minutos depois.

Por aqui existem relatos de lojas que sequer fazem a ativação do eSIM em planos novos, com casos de venda casada ao vincular este tipo de linha em um plano pós-pago.

Via: XDA-Developers.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.