Não deve ser novidade para ninguém que o TikTok é uma febre dos últimos tempos, tendo acumulado mais de 1 bilhão de usuários globais em somente cinco anos. No entanto, apesar da diversão e entretenimento que o app gera, especialistas alertam para os impactos negativos que a plataforma chinesa pode trazer.

O que são esses impactos negativos do uso prolongado do TikTok?

  • Alguns profissionais e especialistas estão chamando a atenção para evidências que indicam efeitos controversos do TikTok na saúde mental das pessoas, especialmente os jovens da Geração Z;
  • A psicóloga Jean Twenge, em entrevista à CNN, aponta para a questão do algoritmo do TikTok: “Existem vídeos pró-anorexia, existem vídeos instruindo as pessoas a se cortarem. O que o algoritmo está tentando fazer é levar as pessoas a usar o aplicativo por mais tempo, porque é assim que a empresa ganha mais dinheiro”
  • Twenge afirma que a taxa de depressão entre os adolescentes praticamente dobrou entre 2004 e 2019, à medida que as redes sociais cresceram. “A depressão adolescente começou a aumentar depois de 2012, assim como a automutilação e o suicídio”, disse a psicóloga.

Um relatório de 2022 da empresa analítica Sensor Tower indica que os usuários do TikTok passam em média uma hora e meia diariamente no aplicativo, mais do que em qualquer outra rede social. Alguns jovens relatam as dificuldades que a plataforma pode trazer no cotidiano.

publicidade

Leia também!

“Depois de assistir a um vídeo, você pensa: ‘Hora de assistir a outro vídeo’. É um ciclo”, disse Emerald Goldbaum, estudante do segundo ano da Universidade de Buffalo, à CNN.

publicidade
Imagem: Reprodução/Unsplash
Imagem: Reprodução/Unsplash

“Eu definitivamente passei a noite inteira no TikTok antes. Eu estava rolando até o sol nascer”, relatou o estudante Jerome Yankey, que deletou o app em 2021. “Ficar desapontado com minha própria vida nunca é algo que eu queira fazer, especialmente quando tenho o poder de mudar isso. Mas eu simplesmente não estava porque passava horas neste aplicativo”, acrescentou.

Em julho do ano passado, o TikTok anunciou que iria introduzir novas formas de filtrar vídeos classificados como “potencialmente problemáticos”. Uma ferramenta recente do app auxilia os usuários a selecionarem o tempo desejado para gastar na plataforma.

publicidade

“Um de nossos compromissos mais importantes é apoiar a segurança e o bem-estar dos adolescentes, e reconhecemos que esse trabalho nunca termina. Continuamos a nos concentrar em proteções de segurança robustas para nossa comunidade, ao mesmo tempo em que capacitamos os pais com controles adicionais para a conta de seus filhos adolescentes por meio do emparelhamento familiar do TikTok”, declarou a rede social, em um comunicado.

Informações via CNN

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!