Atenção: Norton confirma ataque hacker; usuários tiveram contas violadas

Quase 1 milhão de contas podem ter sido comprometidas
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 16/01/2023 20h30
Norton
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em comunicado, a Norton Life Lock informou que milhares de clientes do serviço tiveram suas contas violadas nas últimas semanas. A violação possibilitou que hackers acessassem os gerenciadores de senhas dos usuários.

A empresa informou que teria descoberto que as contas haviam sido comprometidas em 1 de dezembro. Após duas semanas, a Norton identificou diversas tentativas de login por usuários com falha. A invasão teria acontecido por meio de um ataque ao preenchimento de credenciais, e com isso os hackers conseguiram invadir contas de diversos sites e serviços.

Leia mais:

Norton
(Imagem: Crédito editorial: monticello / Shutterstock.com)

A Gen Digital, controladora da Norton, disse que enviou notificações para cerca de 6.450 usuários que tiveram suas contas comprometidas. De acordo com a empresa, uma nota da empresa enviada ao site Bleeping Computer, cerca de 950.000 contas ativas e inativas também podem ter sido afetadas pelo ataque de credenciais. Confira abaixo:

“A família de marcas da Gen oferece produtos e serviços para aproximadamente 500 milhões de usuários. Protegemos 950.000 contas ativas e inativas que podem ter sido alvo de ataques de preenchimento de credenciais.

Nossa principal prioridade é ajudar nossos clientes a proteger suas vidas digitais. Nossa equipe de segurança identificou um grande número de tentativas de login da conta do Norton, indicando ataques de preenchimento de credenciais direcionados aos nossos clientes, e rapidamente tomamos várias medidas para ajudar a proteger as contas e suas informações pessoais.  Os sistemas não foram comprometidos e são seguros e operacionais, mas como é muito comum no mundo de hoje, os malfeitores pegam credenciais encontradas em outros lugares, como a dark web, e criam ataques automatizados para obter acesso a outras contas não relacionadas”.

A Norton recomenda que os usuários ativem a autenticação de dois fatores, pois dessa forma, os invasores que obtiverem as senhas dos clientes ainda precisarão do código de autenticação para acessar a contas e serviços.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.