A Apple lançou hoje dois novos processadores da linha M2, o M2 Pro e o M2 Max, que estão presentes nos novos MacBook Pro e Mac mini.

Para ser mais específico, o M2 Pro estará no novo Mac Mini (ao lado de uma versão com o M2), e o M2 Pro e o M2 Max estarão nos modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro 2023. 

Leia mais:

Assim, como previsto, o único modelo da linha Mac que ainda está com processadores Intel é o Mac Pro, apresentado em 2020, e que deve ganhar uma atualização (com M2 Pro, M2 Max e o futuro M2 Ultra) nos próximos meses.

publicidade

M2 Pro tem até 32 GB de memória unificada

Apple M2 Pro tem 40 bilhões de transístores
Apple M2 Pro tem 40 bilhões de transístores / Divulgação: Apple

O M2 Pro tem uma CPU de 10 ou 12 núcleos e uma GPU de 19 núcleos, com até 32 GB de memória unificada. Estamos falando de um processador com 40 bilhões de transístores, ou 20% a mais que o M1 Pro, com banda de memória unificada de 200 GB/s.

M2 Max tem GPU de 38 núcleos e até 96 GB de memória unificada 

Apple M2 Max tem GPU de até 38 núcleos
Apple M2 Max tem GPU de até 38 núcleos / Divulgação: Apple

O M2 Max mantém a CPU de 12 núcleos do M2 Pro, mas vai além, com uma GPU de até 38 núcleos e até 96 GB de memória unificada. O chip tem 67 bilhões de transístores e uma banda de memória de 400 GB/s.

O que isso significa na prática? 

Segundo a Apple, o M2 Pro tem gráficos até 30% mais rápidos que o M1 Pro, e processamento de imagens até 40% mais rápido que seu antecessor (ou 80% mais rápido que o MacBook Pro com processador Core i9). 

O M2 Max consegue superar mesmo esse ótimo resultado. Ele também tem um desempenho gráfico 30% superior, mas em relação ao do seu antecessor, o M1 Max. Com isso, a Apple diz que ele é o chip mais poderoso e eficiente para um notebook profissional.

O M2 Pro tem uma engine de mídia com H.264, HEVC e codificação e decodificação de vídeo ProRes acelerada por hardware, e pode tocar vários streams de vídeo em 4K e 8K gastando pouca energia, segundo a empresa. Já o M2 Max tem duas engines de codificação e duas engines ProRes com codificação de vídeo até 2x mais rápida que o M2 Pro.

Além disso, os dois processadores contam com NPU (Neural Engine) de 16 núcleos que faz até 15,8 trilhões de operações por segundo. Esse desempenho é até 40% mais rápido que a geração anterior dos dois modelos.

Assista abaixo ao momento do vídeo de apresentação no qual Tim Millet, vice-presidente de arquitetura de plataformas da Apple, apresentou o novo M2 Pro. Alguns minutos depois, ele mesmo apresenta o M2 Max.

Para Johny Srouji, vice-presidente de tecnologias de hardware da empresa, “só Apple está fabricando SoCs como o M2 Pro e o M2 Max. Os dois entregam um incrível desempenho profissional com eficiência energética líder da indústria.” Ainda em suas palavras: “o M2 Pro e o M2 Max representam avanços surpreendentes no Apple silicon.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!