Para muitas mulheres, a gravidez é um processo simples, que pode acontecer apenas com a suspensão dos contraceptivos. No entanto, existem muitos casos de mulheres com dificuldades para engravidar e, se você é uma delas e não sabe por qual motivo isso está acontecendo, elencamos, com a ajuda de um especialista, cinco principais razões que podem estar relacionadas a essa infertilidade. 

Por norma, é comum que um casal saudável demore até 1 ano para conseguir o tão sonhado positivo. E quanto a isso os dados não mentem: segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, cerca de 15% dos casais que tem relação regular, não consegue engravidar no primeiro ano. Parte disso se deve aos seguintes motivos, conforme explicou o ginecologista e obstetra Dr. Alfonso Massaguer, da Clínica Mãe:

Leia mais! 

Endometriose 

publicidade

A endometriose é um problema que surge quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, se implantam do lado exterior deste órgão. Essa condição gera uma aderência nos ovários ou obstrução das trompas, o que faz com que a mulher possua dificuldades para engravidar. Isso porque, a aderência do endométrio aos ovários impede a mulher de ovular. Enquanto isso, as trompas obstruídas pela endometriose impedem que o espermatozoide chegue até o óvulo. 

Peso 

O peso é outro fator que leva muitas mulheres a sofrerem com dificuldades para engravidar. E o motivo é simples: uma mulher com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que o ideal para seu corpo muitas vezes desenvolve a SOP (Síndrome do Ovário Policístico). Esta condição desregula o ciclo menstrual, o que faz a mulher não ovular todo mês.

Com isso, suas chances de engravidar são menores. Em contrapartida, quanto o peso é muito abaixo do normal, a mulher não consegue produzir hormônios adequadamente. E isto também influencia na concepção do bebê. 

gravidez psicológica
Imagem: shutterstock/Pormezz

Estresse 

O estresse é uma condição que prejudica a saúde em vários aspectos, inclusive na questão da fertilidade. Isso porque, em situações de estresse, o corpo libera um hormônio chamado cortisol. Este hormônio, por sua vez, altera o eixo dos hormônios menstruais, fazendo com que a mulher pare de ovular. Com menos ovulação, as chances de uma gravidez diminuem. 

Idade 

Este é um dos motivos mais comuns quando se trata de dificuldades para engravidar. Geralmente, as mulheres já nascem com todos seus folículos que vão se transformar em óvulos ao longo de suas vidas. 

Acontece que, a partir dos 35 anos, essa quantidade de folículos vai reduzindo gradativamente, diminuindo as chances de a mulher gerar uma criança à medida que os anos passam. 

Doenças Sexualmente Transmissíveis 

Quando não tratadas, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também são fatores que dificultam uma possível gravidez. Problemas como clamídia ou gonorreia, por exemplo, comprometem todo o ciclo reprodutivo da mulher. Para evitar que este, assim como todos os outros motivos listados acima lhe impeçam de engravidar, o ideal é fazer uma avaliação médica.  

Com o acompanhamento médico você poderá descobrir de forma precisa o motivo da dificuldade para engravidar. E, com isso, definir a melhor abordagem para tornar seu sonho de ser mãe uma realidade. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!