Imagem: Shutterstock
O chatbot com inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT, está causando dores de cabeça ao Google. Para concorrer com esse serviço de IA, a empresa pode estar fazendo planos para desenvolver seu próprio serviço.
No mês passado, algumas especulações apontaram que executivos do Google estão preocupados com um investimento pesado em tecnologias de IA e uma implementação apressada poderia prejudicar a reputação da empresa. No entanto, o Google anunciou a demissão de 12.000 funcionários nesta manhã (20) e o CEO da gigante de buscas, Sundar Pichai, declarou que um dos focos do momento será criar mecanismos com IA.
Leia mais:
Além disso, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estão oferecendo conselhos aos líderes da empresa, aprovando planos e lançando ideias enquanto se reúnem com executivos para falar sobre o ChatGPT. Segundo o Times, o reengajamento dos fundadores em pensamentos para a companhia ocorre a convite do próprio Sundar Pichai.
Uma demonstração da pesquisa do chatbot garante que o Google vai priorizar “acertar os fatos, garantir a segurança e se livrar da desinformação”, na esperança de contornar a questão da IA responder às consultas com informações incorretas. Nesse meio tempo, a empresa também trabalha em formas de acelerar os processos de revisão que verificam a tecnologia para observar se ela está operando de maneira ética e justa.
Entre os novos produtos que estão nos planos do Google para serem lançados, estão um estúdio de geração de imagens – para criar e editar fotos -, um app que experimenta protótipos de produtos e um conjunto de ferramentas que outras empresas poderiam utilizar para criar outros protótipos de IA. Essas ferramentas estão sendo apresentadas por um painel de executivos, incluindo o líder do departamento de pesquisa e IA da companhia, Jeff Dean.
Apesar das pesquisa do Google envolvendo IA serem tão avançadas quanto a de outras empresas tech, a companhia apenas testou softwares com proteções particularmente restritivas. Nos últimos anos, a gigante de buscas tem sido cautelosa quando se trata do lançamento de novos produtos de inteligência artificial, especialmente devido aos debates sobre ética da tecnologia.
Com isso, a nova orientação do Google parece ter sofrido alterações e o ChatGPT definitivamente pode ter despertado essas mudanças. A empresa está buscando novas estratégias e nesse sentido, revisando suas táticas para lançamentos com IA.
O ‘boom’ do ChatGPT foi tão grande que ferramentas já foram criadas para detectar a presença da IA em textos. Confira quais são elas.
Informações via The Verge.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!