No Twitter, Elon Musk disse, neste último sábado (21), que sua rede social lançará uma nova assinatura Blue de “preço mais alto” que não exibe anúncios na plataforma. A atual assinatura mensal de US$ 7,99 do Twitter Blue promete 50% menos anúncios em comparação com não assinantes, embora esse recurso ainda não tenha sido implementado.

Uma assinatura mais cara e sem anúncios pode ser a resposta do Twitter aos números decepcionantes de assinantes do serviço premium Blue e ao declínio de 40% do Twitter na receita de anúncios, conforme informado pelo The Verge. Além do novo nível de assinatura, Musk disse que o Twitter também está trabalhando em uma maneira de diminuir a frequência e o tamanho dos anúncios no Twitter, algo que ele já sugeriu no passado.

Leia mais:

Quanto ao preço do novo plano, ainda não sabemos quanto poderá custar a nova modalidade sem anúncios ou quando ela poderá ser lançada. A assinatura Blue existente vem com vantagens como uma marca azul de “verificado”, a capacidade de desfazer tweets, uma maneira de enviar vídeos 1080p mais longos, um modo de leitura para tópicos e classificação priorizada em conversas.

publicidade

Parece que as contas do Twitter não estão fechando

O anúncio de Musk aconteceu apenas alguns dias depois que o Twitter baniu silenciosamente apps de terceiros, como Tweetbot e Twitterrific. Na quinta-feira, a empresa atualizou seu contrato, observando que os desenvolvedores não podem usar a API do Twitter para “criar ou tentar criar um substituto, como serviço ou produto semelhante ao aplicativo do Twitter”.

Ainda que nem Musk e nem o Twitter tenham citado um motivo para a mudança, é possível que o atual CEO da plataforma esteja eliminando aplicativos de terceiros devido às dificuldades financeiras do Twitter e a uma montanha de dívidas que levou a empresa a leiloar milhares de dólares em móveis de escritório, decorações e outros.

O Twitter já coloca um prêmio adicional de US$ 3 nas inscrições do Blue em dispositivos iOS ou Android como forma de compensar a comissão que a Apple e o Google recebem das compras no aplicativo. Embora o Blue esteja disponível no iOS como uma assinatura de US$ 11 por mês desde que foi relançado em dezembro, o Twitter o disponibilizou para usuários do Android na quinta-feira pelo mesmo preço. Há também a opção de adquirir uma assinatura anual do Blue com desconto por US$ 84.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!