A Zaha Hadid Architects é famosa pelos seus edifícios e construções com formatos “radicais”, a empresa inclusive foi responsável pelo projeto de um dos estádios da Copa do Catar. Agora, os arquitetos da companhia desenharam um museu flutuante que já está sendo construído na China. E como era de se esperar, a obra parece ter saído de um filme de ficção científica, aliás, isso está até em seu nome.

Batizado de Museu de Ficção Científica de Chengdu, ele vai servir justamente para abrigar conteúdo sobre o gênero, incluindo objetos de livros e filmes, mas por enquanto ainda temos poucos detalhes sobre o que estará no interior do edifício.

O design, claro, acompanha toda essa ousadia. Com um formato que parece uma estrela, o prédio foi feito pensando na necessidade de conectar rotas de pedestres que passam pela cidade com o metrô.

Museu de Ficção Científica de Chengdu
Projeto conta com passagens para pedestres por dentro do Museu da Ficção Científica (Imagem: Divulgação/Zaha Hadid Architects)

Museu flutuante deve ficar pronto em breve

O museu, além de salões de exposições, vai receber conferências, teatros e diversos outros eventos culturais em seus mais de 59 mil metros quadrados. “Reunindo clareza programática e funcional enquanto responde às condições únicas do local, o museu parece flutuar acima da superfície do lago”, disse Zaha Hadid Architects. 

publicidade
Museu de Ficção Científica de Chengdu
O prédio parece estar flutuando no projeto (Imagem: Divulgação/Zaha Hadid Architects)

“As formas fluidas de seu teto irradiam de um ponto central interno, emulando uma nuvem nebulosa em expansão com uma estrela em seu centro – transformando o museu em uma ‘nuvem estelar’ que dispersa campos de energia em suas muitas zonas diferentes; guiando os visitantes através de um portal que conecta nossa experiência vivida com nossa imaginação”, completou a empresa sobre o museu flutuante.

Interior do museu (Imagem: Divulgação/Zaha Hadid Architects)

Atualmente em obras, o Museu de Ficção Científica de Chengdu não deve demorar para ficar pronto. É esperado que o prédio receba a 81ª Convenção Mundial de Ficção Científica anual e o Hugo Awards (um prêmio que celebra a melhor ficção científica) ainda este ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!