Facebook anuncia novos recursos para o Messenger; confira

A rede social da Meta está trabalhando para desenvolver seu sistema de criptografia do Messenger e para isso, vem liberando algumas ferramentas para os usuários
Por Luann Motta Carvalho, editado por Matheus Barros 24/01/2023 11h52
Messenger
Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar de oferecer várias ferramentas, o chat do Facebook Messenger não se mostrava tão atraente quando a opção de criptografia ponta a ponta (E2EE ou end-to-end encryption) era ativada. No entanto, a empresa da Meta anunciou nesta segunda-feira (23) que vai adicionar novos recursos para essa opção de bate-papo.

As novas opções do chat de criptografia de ponta-a-ponta do Facebook Messenger

  • A opção de conversar com criptografia de ponta-a-ponta significa que as conversas serão criptografadas quando elas saem do dispositivo e chegam ao destinatário, mantendo-as protegidas de terceiros – inclusive do próprio Facebook;
  • Tendo em vista que essa opção tinha bem menos recursos que o chat tradicional, o Facebook comunicou que o bate-papo criptografado vai receber ferramentas como temas de conversa, emojis, reações personalizadas, fotos de perfil de grupo, status ativo e visualizações de link;
  • Além disso, as notificações do Android aparecerão para os usuários quando eles receberem novas mensagens na conversa criptografada de ponta-a-ponta.

Leia também!

Com isso, o Facebook faz um progresso, já que muitos usuários pedem um chat criptografado de ponta-a-ponta habilitado por padrão no Messenger. A rede social afirma que procura expandir gradativamente seus testes para que essa questão seja colocada em prática.

Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Nesse sentido, alguns usuários do Facebook Messenger vão receber uma notificação nos próximos meses sobre a atualização das conversas, que passarão a oferecer criptografia de ponta-a-ponta. A seleção dos usuários será aleatória e a empresa aponta que “milhões” de pessoas ao redor do mundo vão ter acesso à funcionalidade.

De acordo com o Facebook, o desenvolvimento desse tipo de criptografia continuará sendo trabalhada ao longo de 2023. Assim, mais usuários devem receber as novidades em breve, com outras atualizações sendo lançadas pela plataforma.

Informações via Mashable

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.