Malware se aproveitou de vulnerabilidade da Realtek SDK

Foram detectadas cerca de 134 milhões de tentativas de exploração até dezembro de 2022
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 27/01/2023 08h00
Malware
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No segundo semestre de 2022, hackers se aproveitaram de uma vulnerabilidade de execução de código no Realtek Jungle SDK 134 (kit de desenvolvimento de software) para realizar milhões de ataques cibernéticos e infectar dispositivos.

A vulnerabilidade explorada foi a CVE-2021-35394, conforme a descoberta de pesquisadores da Palo Alto Networks, que observaram uma série de atividades suspeitas que exploravam essa brecha de segurança.

Leia mais:

Conforme relata o site Bleeping Computer, pesquisadores da Unidade 42 da Palo Alto Network, descobriram que o malware RedGoBot, busca infectar dispositivos de IoT (Internet das Coisas) vulneráveis ao CVE-2021-35394. 

Foram detectadas cerca de 134 milhões de tentativas de exploração até dezembro de 2022. Mais da metade dos ataques tinham origem dos Estados Unidos.

“Muitos dos ataques que observamos tentaram entregar malware para infectar dispositivos IoT vulneráveis. Isso nos diz que grupos de ameaças estão usando essa vulnerabilidade para realizar ataques em larga escala em dispositivos inteligentes em todo o mundo”, diz o relatório da Palo Alto Networks.

“Embora os ataques que observamos tenham sido bloqueados com sucesso por nossos produtos, é importante avaliar a proteção desses dispositivos em seu ambiente. Como os dispositivos e roteadores IoT geralmente não são considerados como parte da postura de segurança de uma organização, muitos dispositivos e organizações ainda podem estar em risco”.

De acordo com os pesquisadores, cerca de 190 dispositivos de 66 fabricantes foram afetados por esse malware. O RedGoBot também usou a vulnerabilidade para ataques DDosS em protocolos HTTP, ICMP, TCP, UDP, SE e OpenVPN.

Confira a lista os principais fornecedores afetados

(Imagem: Reprodução/ Palo Alto Network)

A recomendação da Palo Alto Network é verificar se os seus dispositivos estão equipados com chipsets da Realtek que foram afetados e verificar se há patches (correções) de segurança disponíveis.

Caso o dispositivo tenha sido afetado, é recomendado fazer uma redefinição de fábrica, configurar uma senha forte e aplicar as atualizações de firmware.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.