O episódio 3 de The Last of Us chegou à HBO no último domingo (29) contando uma história original e emocionante, mas um detalhe pode despertar a curiosidade de muita gente: o que estava escrito no final da carta de Bill?

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do episódio 3 de The Last of Us.

publicidade

Intitulado “Por Muito, Muito Tempo”, o episódio 3 de The Last of Us conta a história de Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett), um casal gay que viveu por duas décadas sozinho em uma pequena cidade pós-pandêmica fora de Boston. É uma história de amor comovente e um soco forte no estômago, ainda mais emocionante pelos pequenos detalhes espalhados por toda parte.

Um dos elementos finais que você pode ter perdido perto do final do episódio? O final da carta final de Bill para Joel (Pedro Pascal) – ou para qualquer pessoa que a encontrasse.

publicidade

Leia mais:

Em 2023, no mesmo ano em que Joel, Ellie (Bella Ramsey) e Tess deixam seu apartamento na zona de quarentena de Boston para começar sua jornada pelos Estados Unidos, Bill e Frank chegaram a um ponto trágico em seu relacionamento de décadas: Frank está com uma doença terminal, presumivelmente com câncer, e uma manhã ele acorda Bill com sua decisão de fazer deste seu último dia na Terra.

publicidade

Ele quer vestir-se em sua butique preservada, casar-se com Bill e fazer uma última refeição de coelho e vinho tinto Beaujolais – a mesma refeição que compartilharam no dia em que se conheceram – antes que Bill lhe ofereça uma dose fatal de remédios.

O último dia do casal é apresentado em uma montagem profundamente comovente, e tudo segue de acordo com o plano de Frank até o final, quando ele percebe que Bill também tomou uma dose “suficiente para matar um cavalo”.

publicidade

“Este não é o suicídio trágico no final da peça”, diz Bill. “Estou velho. Estou satisfeito. E você era o meu objetivo.” A última vez que vemos Bill e Frank é sua retirada para o quarto para morrer nos braços um do outro. Mais tarde, quando Joel e Ellie chegam à casa vazia, Ellie descobre que Bill deixou uma carta sobre a mesa, destinada “para quem quer que seja, mas provavelmente para Joel.”

Depois de explicar o destino dele e de Frank e advertir para que eles não entrassem no quarto onde estão seus corpos, a carta de Bill se dirige diretamente a Joel, enquanto Ellie a lê em voz alta para ele. “Eu odiava o mundo e adorei quando todos morreram”, diz Bill na carta. “Mas me enganei. Tinha uma pessoa que valia a pena ser salva. Foi o que fiz. Eu salvei ele. Depois protegi ele. É por isso que há homens como nós. Temos um dever. E Deus ajude os putos que nos atrapalharem”.

the last of us
A carta de Bill. Imagem: HBO

Ellie continua a leitura: “Eu te deixo minhas armas e meus equipamentos. Use para proteger…”, momento em que Ellie para a leitura de forma abrupta e aparenta não conseguir continuar, ao antecipar o impacto emocional do final da frase. Joel pega a carta e lê por conta própria, e a câmera foca na carta, no trecho que diz: “Use para proteger a Tess”.

A carta tem apenas mais algumas linhas e as mãos de Joel nos impedem de lê-la inteira. Mas podemos ver “e ela decide que você é” em uma linha, seguido por “eu recomendo o emparelhamento” na penúltima linha. Na última linha vemos uma palavra que se parece com um tipo de vinho, possivelmente “Bordello”.

É um pouco de adivinhação, mas parece que Bill terminou sua carta recomendando uma combinação de comida e vinho para Joel e Tess, se eles decidissem passar a noite.

Os três primeiros episódios de The Last of Us estão disponíveis na HBO Max. Os próximos episódios chegam sempre aos domingos às 23h na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!